quinta-feira, maio 25, 2006

Maria Fernanda Amado (clicar aqui)


















54 x 45 cm

3 comentários:

Anónimo disse...

TENHO O PRAZER DE O CONVIDAR, À FAMÍLIA E AMIGOS, PARA VISITAREM A EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE


MARIA FERNANDA AMADO



Obra Vária

na

GIGIARTE





Até 15 de Dezembo, das 10h às 19h,

incluindo Sábados e Domingos

Centro Comercial das Olaias – Piso Superior

gigi_arte@hotmail.com

Metro das Olaias – Bus 10-56-60-40-793 Tm 919963614

COM OS MELHORES CUMPRIMENTOS.


GIGI MELO VALENTE



AMADO (MARIA FERNANDA) – PINTORA DE RAÍZ CLÁSSICA, MAS DE SENTIDO MODERNO NA SIMPLIFICAÇÃO E VAGUIDADE DAS FORMAS E CORES. Expõe em Lisboa, na S.N.B.A., desde 1965.

Exp. indiv.: Galeria de S. Francisco, Lisboa, 1983, 1985 e 1986.

Palavras de Lima de Carvalho no pref. Do cat. Da Exp. Gal. S. Francisco, 1983: (Há um pouco de Cézanne nas pinturas F.A., na estrutura formal, na construção dos espaços, nas manchas de cores e tons sobrepostos e na valorização cromática; como se adivinha algo de Vlaminck ou Stael na acentuação da cor, com toda a sua carga de expressão. – De Álvaro Egídio em pref. Do cat. Da Exp. da Gal. de S. Francisco, 1985: (M.F.A., ao fazer evoluir a sua parte duma procura exaustiva, cresce da quase timidez à certeza, que a coloca num justo lugar de destaque).

. Está representada em Museus e Galerias Nacionais e Estrangeiras e em numerosas colecções particulares em Portugal, Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hong-Kong, Inglaterra, Japão, Noruega, Suiça…

A sua obra está citada em “Dicionário de Pintores e Escultores” (I Vol.) de Fernando de Pamplona e “Portugueses 20th Century Artists” de Michael Tannock (London 1978).

Anónimo disse...

MARIA FERNANDA AMADO tem sido apontada, ao longo da sua carreira artística, como a “melhor pintora portuguesa de flores” e pela doçura das meninas que posam nas suas telas…
Sentadas em ambiente campestre ou em sala que se adivinha requintada, as meninas cativam pelo seu sorriso, pelo enlevo na leitura, pelo carinho com que se olham e sorriem…
No ondulado dos seus cabelos espreita, por vezes, um laço colorido; ou uns brincos de cerejas pendentes são uma “jóia” de cor e graça… a lembrar ingénuas brincadeiras de criança. Sobre a cabeça ou pousados a seu lado, as meninas de MARIA FERNANDA AMADO, apresentam-se, por vezes, de fino toucado ou chapéu, como convém a meninas de família…
Certo, certo… é que todas elas se comportam com lisura, ainda que longe dos cuidados maternos porque, sabemos, têm sido “adoptadas” por muitos apreciadores de arte, em Portugal e pelo mundo fora…

E os seus barcos? Ora miram, na quietude do lago, o seu reflexo nas águas calmas, ora pousam na praia rodeados de uma labuta de gente que há-de regressar, à tardinha, às suas casas que se perdem no horizonte das telas… onde, quase sempre, o verde das árvores roça o azul do céu…

Nas paisagens de MARIA FERNANDA AMADO, povoadas de casinhas e árvores de doce frescura que rumorejam ao vento, caminham, lado a lado, mães e petizes, num cenário de passado bucólico…

E as suas Merendas? – trazem-nos à lembrança felizes momentos de infância, recriada sob o verde matizado das árvores, na doce despedida da tarde…

Não raro, deliciamo-nos com a lida nas feiras onde reina a calma na leveza das figuras… não obstante o acontecimento que é, por força, um elemento animador das vilas e aldeias…

Assim continua a pintar, na quietude do seu atelier, a admirável pintora MARIA FERNANDA AMADO que ocupa um lugar cimeiro no campo das artes, em Portugal, assentando a sua biografia numa carreira amplamente premiada. Está representada em Museus e Galerias Nacionais e Estrangeiras e em numerosas colecções particulares em Portugal, Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hong-Kong, Inglaterra, Japão, Noruega, Suiça…
A sua obra está citada em “Dicionário de Pintores e Escultores” (I Vol.) de Fernando de Pamplona e “Portugueses 20th Century Artists” de Michael Tannock (London 1978).

Comentário d’Arte –Gigi Melo Valente




TELEFONE PARA CONTACTO E APRESENTAÇÃO DE OBRAS: 91 996 36 14

Unknown disse...

A pintora Msria Fernandatem a sua obra em que Galeria de Lisboa?