sábado, fevereiro 17, 2007

Inspirada no "Peso" da Teresa Silva, a Bettips enviou estas fotografias






















«Sendo que recordação faz tocar o sino das ideias...Será que a pedra da Teresa, passados anos, é esta mesma?? Monsanto, a tal aldeia que o Estado Novo elegeu como típica... É linda, se é a mais portuguesa, não sei. Gostei de outras. Que tem uma torre imponente, a Torre do Relógio ou de Lucano, séc. XII e pedras vivas, casas casadas com a pedra... E onde viveu e exerceu o médico e escritor Fernando Namora (inspirou-se para escrever "Os Retalhos da Vida de Um Médico"), última casa da série de fotos. E um horizonde desafogado, de pasmar, chega a ver-se a Serra da Estrela. E eu, que tento reconhecer o que é genuinamente nosso e a raiz de nós por que terras se estenderá. Pois aqui vão algumas das minhas recordações de viagem pela zona.Abraços e tenham bom fim de semana.»

Bettips

7 comentários:

Teresa David disse...

Andei por Monsanto já há mais de 20 anos e por lá senti este peso da arquitectura de pedra, bela mas esmagadora, que tão bem representada está nestas imagens.
Bjs
TD

Anónimo disse...

Eu nunca lá fui, apesar de já o ter querido feito há muito.
Estas imagens vieram "acordar" esta minha vontade e na minha prómima visita vou lá dar uma saltadela!
Bom fim de semana. :-)

Anónimo disse...

Preciso de lá voltar!

Diafragma disse...

Bonita série de fotografias Bettips. Também já por lá andei mas há muito tempo, pelo que foi bom recordar.

Anónimo disse...

Bettips

É bem possível que a pedra seja a mesma, só que a minha foi tirada com teleobjectiva e por isso parece maior a mais perto.

Também tenho fotos semelhantes da aldeia e da casa do Fernando Namora. As minhas^com cerca de 30 anos. Mas parece que nada mudou e que a aldeia está na mesma. Ainda existirá uma velhota a tocar adufe para os visitantes?
Foi bom recordar tudo isso. E as tuas fotos estão espectaculares

Teresa Silva

bettips disse...

Mas que coisa gira a gente foi encontrar, com 30 anos de espaço! Teria todo o gosto em ver Monsanto à tua distância... Se te der para isso, claro. O meu mail é mancpereira@gmail.com
..mas estás à vontade de o fazer ou não. Vi adufes e "marafonas", bonecas de trapo, a vender... E uma igreja destelhadas (S. Miguel) com sepulturas antigas... Bem, obrigada por responderes! Um abraço.

APC disse...

Ninguém enviou fotos sobre Peso da Régua? ;-)))