quinta-feira, abril 19, 2007

"Interior" por Maria

12 comentários:

Zé-Viajante disse...

Do rio para o mar, pelo interior ?
Bonita foto.

Maria Carvalhosa disse...

Uma enseada do lado de dentro de uma fortaleza. Pequena praia interior de onde, através do arco na muralha, se adivinha o imenso espaço exterior do oceano vasto e profundo.

bettips disse...

O sonho aqui tão perto? Límpida e interiorizada pelo arco e o mar, longe!

Anónimo disse...

É Peniche?
É muito parecido.
Bonita foto.

Maria Carvalhosa disse...

Sim. É a Prainha de S. Pedro, do lado de dentro da fortaleza.

Obrigada.
Um beijo.

Luisa disse...

Adoro estas praias interiores, bem ao abrigo do mar bravo, lá fora.

Isabel disse...

A mulher que adora Marguerite Duras como eu fotografa outro sitio quue gosto muito, Peniche.

Aqui em peniche encontrei a mais bela e mais especial gaivota com que já me cruzei.

Tenho a certeza que se ela falasse tinhamos ficado a falar horas, como não falava, ficou ali a deixar-se fotografar contando-me histórias á maneira dela, depois voou para ir viver mais histórias que me há-de contar um dia.

Se a vires por lá acena-lhe por mim.

A tua fotografia tem tantas coisas que me falam.
Mar
rocha
arco
passagem
pedra
sombra
luz
transparência
fundo
altura
verde
azul
negro
cor

O livro que mais gosto da Duras acho que é o marinheiro de Gibraltar, podia ser aquele o barco do livro lá ao fundo por entre o arco da muralha, não podia?

Adorei Maria.

Isabel

Maria Carvalhosa disse...

Querida Isabel,

Também gosto muito do "Marinheiro de Gibraltar", embora não o eleja como aquele de que gosto mais. A verdade é que tudo o que a M.D. escreveu me diz muito e, se por acaso, tivesse que escolher um livro, de entre todos os que li dela (e podes crer que foram quase todos os que se conhecem...) iria ver-me um pouco atrapalhada. Assim, de repente, posso falar-te em "Olhos azuis, cabelo preto", mas também em "Moderatto Cantabile" ou, porque não, em "A Vida Material"? Ah... e a "Emily L."? E a "Ausência de Lol V. Stein"? E "O Vice-cônsul?" e "Les Petits Chevaux de Tarquinia?" e "Hiroshima, mon amour", e "Destruir, disse ela" ...e...e...?
Decididamente, Marguerite Duras, TODA e SEMPRE.

Peniche, e o "meu" Baleal, onde situo a Baía da minha Vida, também...

Beijos, amiga.

Anónimo disse...

Interior lindíssimo onde as ondas vêm espreguiçar-se e beijar a areia.

Diafragma disse...

Lindíssima e original.

Maria disse...

Transparente...

Isabel disse...

Tens razão Maria, pensei pensei e cheguei à conclusão que para mim o Marinheiro de Gibraltar tem um gosto especial porque me identifico muito com o livro.
Mas Marguerite Duras de facto, toda, toda, toda sem deixar nem uma letrinha de fora. Li todos como ja te disse e releio-os e volto a reler e encanto-me sempre.

Aquela mulher!
O que eu dava para voltar e traz e sentar-me aconversar um pouco com ela!

Pois tens razão Maria, Moderato cantabile, Os cavalos de Tarquinia, Emily L., Destruir disse ela, Vida material, e como tu Maria, e, e, e, e, todos, todos, até porque todos se completam e todos são ela DURAS.

Parece-me que eu e tu poderiamos ficar aqui a falar sobre ela horas e horas...

Um beijinho

Isabel