quinta-feira, junho 07, 2007

"Linhas" por Maria

7 comentários:

bettips disse...

Uma máquina de coser antiga? Inacreditável o que estas meninas vão "buscar"!

Maria Carvalhosa disse...

Esta máquina de costura em miniatura funciona mesmo, como uma máquina normal. Era da minha bisavó materna e veio parar à minha mão sem transmissão da sua história. Tem, na base, uma etiqueta com uma marca inglesa e ostenta a simpática data de 1905. Imagino que fosse uma de duas coisas: ou uma máquina de costura de viagem (poderia dar sempre jeito em viagens compridas, digo eu...) ou um brinquedo. Esta do brinquedo ocorre-me porque a mesma bisavó me ofereceu, quando eu tinha três anos e ela oitenta e cinco, um ferro de engomar igualmente em miniatura (daqueles de aquecer sobre o lume), dizendo com a maior ternura: "Fininha (era assim que ela sempre me tratava) quero que guardes este brinquedo como recordação da avó. Podes brincar com ele, mas vê se não o partes, para depois o poderes dar a uma filha tua como recordação da sua trisavó". Como é que me lembro disto? Não sei. A verdade é que ainda hoje guardo o ferrinho de engomar com muito carinho. A minha filha sabe que um dia há-de ser dela e assegurou-me que também vai cuidar dele com o mesmo afecto até que passe à geração seguinte. Enfim, pieguices familiares...

Anónimo disse...

Quantas são as linhas que se podem "dar ao luxo" de ser cosidas por uma máquina destas?
Uma peça de museu esta pequena maravilha!

Zé-Viajante disse...

No sótão não tenho máquinas de costura, mas tantas recordações que alguém há-de deitar fora um dia. Eu não!

Luisa disse...

Uma máquina encantadora com história e tudo!

Anónimo disse...

As linhas e a máquina do passado. Muito original

Teresa Silva

jorge esteves disse...

Uma beleza! Uma perfeição!...