quinta-feira, setembro 27, 2007

"Ritual" por Lúcia

9 comentários:

Maria Manuel disse...

Ritual fúnebre numa das paragens longínquas das tuas deambulações?

APC disse...

O queimar dos mortos antes de os atirar para o Ganges?...

Muito boa!!!

rui disse...

A pira funerária!
As cinzas são atiradas ao rio

Lúcia disse...

Kathmandu, Nepal. O rio não é o Ganges, mas está também muito poluido. Ainda hoje me arrepio quando me lembro dessa cerimónia, embora, na altura, tenha assistido impávida e serena. Era uma mulher e o que mais me impressionou foi o facto de ser o filho mais novo a acender a pira, depois de lhe dar 3 voltas. O garoto não teria mais de 10 anos e teve que ficar até a pira arder completamente, para depois varrer as cinzas para o rio. Eu sei que são tradições, mas é dificil de entender, para mim, o sangue frio com que proceedem aos rituais.

None disse...

impressionante, de facto.

Luisa disse...

Impressionante!

mena maya disse...

Outras crenças, outras costumes.
Aos nossos olhos chocante!

APC disse...

Somos fruto da nossa cultura, é bem sabido. Invejo-te a experiência de teres podido tocar, com o olhar e os sentidos, uma outra, tão distante da nossa. Um abraço!

bettips disse...

Adoro estas surpresas dos olhos de quem viu "outras" coisas. O ritual é humanizado pela presença e participação de todos. Interessantes diferenças...
Parabéns, por teres ido e conseguido a foto!