quinta-feira, maio 22, 2008

"Gesto" por M.

13 comentários:

Anónimo disse...

M. adoro estes bonecos e estes com um GESTO de força e unidade são particularmente giros. Tb tenho, mas noutra situação. Estes nunca os tinha visto!
mj

mac disse...

É caso para dizer que os homens não se medem aos palmos :-))

Anónimo disse...

Gesto e composição inusitada que precisa explicação! Eram estes seres que estavam no PC a atormentar-lhe as entranhas???? Expilica, se faz favor...
Agrades

rui disse...

Olá Manuela

Existem gestos enormes que movem montanhas!
Gostei da tua imagem.

Abraço

M. disse...

Agrades:
Então é assim:
1. Gosto da graça e da espécie de caricatura destes bonecos, da imaginação de quem os concebeu e moldou. Quanto a mim, são de grande ironia e subtileza e a ironia revela muitas coisas.
2. Os gestos diferentes das duas personagens fazem-me reflectir, como por exemplo:
* A desproporção, ou talvez a pequenez, do ser humano em relação ao mundo e à vida que lhe cabe no Tempo.
* A capacidade que o ser humano tem, ou não, de aguentar o peso do mundo e de o levantar ou não. Ou de brincar com a leveza.
* Há quem consiga aguentar esse mundo que lhe pesa e gozar o que o rodeia depois do esforço.
* Mas também há quem simplesmente vive de costas voltadas para o mundo, para si mesmo, e para os outros.
* Assim como também há quem temporariamente não faça nenhum gesto (por razões das mais variadas, que só cada um conhece de si).
* Há quem precise de descansar reflectindo no que tem a fazer depois.
* E há os que fazem primeiro e depois pensam. Muitas vezes provocando choques, ou entendimentos e comunicação.

E muito mais haverá certamente.

Para mim, há aqui muitos gestos subentendidos.

Anónimo disse...

São deliciosas estas figuras!

O da esquerda está com um ar de quem fez patifaria...
O da direita de quem anda à procura...

Fizeram-me lembrar um irmão meu que escondia as chaves à minha mãe, para as achar quando ela desesperada de as procurar dava 2$50 (leia-se 25 tostões)de recompensa a quem as achasse!

Anónimo disse...

Chama-lhes bonecos. Mais parecem pequenas esculturas. A da direita faz-me lembrar a frase célebre: "dai-me uma alavanca e levantarei o mundo" e parece ser este o estado de espírito do boneco

Muito a propósito a tua explicação sobre a atitude face à vida.

Teresa Silva

PS apesar das várias tentativas, a minha foto não chegou. Não sei explicar.

Belisa disse...

Depois da explicação da autora da foto, só tenho a dizer que nestes gestos, muito se pode retirar.
Excelente!

Anónimo disse...

M:
Obrigada pela explicação. Não conhecia estas figuras; ampliei-as e vi-as com mais nitidez.
Agrades

Justine disse...

Talvez devido à estética perfeita da fotografia, começo a acreditar que o homem, se quiser, pode mover montanhas!Belo.

bettips disse...

Como tudo "era miniatura" fui ver e pus-me a ler a mensagem: e fiquei como a Justine, convencida que, empura um, encosta outro...isto vai (ou racha!)
Lindíssima exposição de sentimentos tão diferentes!

Luisa disse...

Depois das explicações da M nada mais há a dizer se não que estes gestos reflectem bem a nossa posição face aos problemas: ou lutamos contra eles ou ficamos à espera que se resolvam por si.

Anónimo disse...

Adorei ler a tua explicação sobre estas PEQUENAS grandes criaturas...
Eu comprei as minhas na Livraria Bertrand há já algum tempo!
Bjs
mj