quinta-feira, janeiro 29, 2009

"Brinquedo" por M.


Dos pouquíssimos brinquedos que tive em criança apenas guardei este bebé de celulóide. Até agora foi o único de que não fui capaz de me desfazer. Uma vez ou outra tiro-o do armário onde dorme, olho-o nos olhos azuis, e volto a arrumá-lo. Foi-me oferecido pela minha mãe numa altura em que eu estava doente com uma qualquer varicela ou sarampo e, embora o ache agora bastante feioso, sei que o adorava e que o sentia e tratava como se fosse verdadeiro. Ela tricotou-lhe um pequeníssimo fato de banho, a condizer com a sua estatura mínima, e eu lembro-me que o levava para a praia e lhe dava banho nas pocinhas de água. Da alcofa onde o deitava só sei dizer que pertencia à minha mãe, mas não faço ideia se, antes de ser transformada em berço, teria tido alguma função ou se seria apenas decorativa.
M

10 comentários:

Anónimo disse...

Pois.. eu tive de fazer os meus..hoje dá-me gozo e hoje compro-os para brincar (não brinco) o último foi um avião comprado no Lidl aí à um mesito, já dei cabo de dois bonsais e os gatos a fugir quando vou para o quintal para brincar com ele, claro que comprei muitos para as filhotas e, verdade seja dita era pior que elas, era o primeiro a ver como aquilo funcionava..boas recordações..

um abraço, bom ano para todos vós e obrigado por partilharem este espaço.

intruso

Anónimo disse...

Um verdadeiro companheiro dos bons e maus momentos. Também foi compensado com muitos cuidados e mimos.
Agrades

None disse...

É barrigudito....

por um fio disse...

Deve ser bom poder voltar a tocar um brinquedo que nos fale da nossa infância...
Já não tenho nenhum, mas ainda me lembro da minha boneca preferida...
Um dis destes tenho que a «fotografar»...

Bjs

Luisa disse...

M, não te atrevas a dizer que a tua boneca de celuloide é feiosa!!! Acho-a linda assim ao pé da alcofa. Tive uma parecida mas que desapareceu por tanto andar de mão em mão.

mena maya disse...

O bébé com este fatinho de lã é o máximo!

Uma delícia a alcofinha!
Percebo bem que ainda o tenhas guardado!

Justine disse...

Mais um regresso, fulgurante, ao tempo em que tínhamos todo o tempo do mundo!Que nostalgia por aqui anda esta semana...
E que composição fotográfica eespantosa, M.:))

bettips disse...

Das palavras e da fotografia desprende-se uma saudade, viva e alegre, no entanto. Quem ainda conserva "estes" sentimentos ...muito terá para dar "aos novos".
Bj

Teresa David disse...

Achas feioso? Eu não, é digno do Museu do Brinquedo em Sintra!

Antonio stein disse...

Um Sarampito= uma prenda.
Uma Varicelita= uma prenda.

Assim também eu gostava de estar doente!

Sortalhudas estas meninas.