quinta-feira, janeiro 29, 2009

"Brinquedo" por Teresa Silva

Foi difícil encontrar um brinquedo interessante e mais difícil ainda re-encontrar a infância.
Não fiquei com muitos objectos, mas lembrei-me de uma caixa onde guardo ainda, nem sei por que razão, uma considerável colecção de bonecas de papel, dos tempos em que até para brincar era preciso ter algum trabalho: comprava-se uma folha de papel (50 centavos ou 1 escudo), colava-se em cartão ou cartolina e depois recortavam-se as bonecas e os respectivos fatos. Todas têm ainda o nome escrito por trás e as "toilletes" também, para se conhecer quem veste o quê.
Não sei se ainda existem à venda e se há alguma criança que se interesse por estas antecessoras das barbies...


Teresa Silva

13 comentários:

jawaa disse...

Claro que não existem à venda... quem se interessaria por isto com tantas outras solicitações por aí?!!
Mas lembraste-me algo que andava esquecido: tive uma colega - julgo que fez carreira como pintora, Helena Garcês - que desenhava mulheres, sempre mulheres. Ela fazia bonecas esculturais em cartolina, de maillot, e nós passávamos horas do estudo (com os dicionários empilhados na frente)a desenhar fatos de passeio e de noite para depois colorir...
Obrigada por isto.

Um beijo

Cerejinha disse...

Não existem à venda mas ainda têm clientes!
A minha sobrinha-afilhada de 8 anos descobriu na casa da avó as minhas e acha-as o máximo! Troca as barbies por elas! E como as "minhas meninas" tinham um guarda roupa imenso, desenhado por mim a que ela torce o nariz, por ser demodée, tem criado os seus próprios modelos, muito mais actuais, com gangas de cinturas descaidas, umbigos ao léu e até piercings! :)

Anónimo disse...

Estas também são do meu tempo... Só que as minhas não eram coladas em cartolina.
Uma boa recordação que estava adormecida.
Agrades

M. disse...

Também brinquei com umas bonecas parecidas com estas, só que as minhas tinham pertencido à minha avó paterna e portanto as roupas eram fascinantes para mim. Havia chapéus de plumas e penas, regalos, casacos compridos, malas de mão... Adorava aquelas bonecas e passava horas a fantasiar vidas outras! Agora arrependo-me de as ter dado pois gostava de as rever, mas se calhar é melhor conservar apenas a memória. Seria um risco porque não sentiria da mesma maneira e possivelmente até ficaria desiludida. Cada coisa no seu tempo.

None disse...

Brinquei com estas bonecas de papel e desenhei muitas e respectivo vestuário.

Luisa disse...

Também eu tive dezenas dessas bonecas para quem desenhava fatos, chapéus e sapatos. Infelizmente para elas, nunca tive geito para o desenho....

mena maya disse...

Quando vivi nos Estados Unidos ainda se vendiam.

Também brinquei horas sem fim com elas!

Justine disse...

Que bom teres trazido esta recordação, que afinal nos é comum! Quantas tardes encantadas eu passei a vestir, a trocar, a imaginar! Saudades...

bettips disse...

Deliciosa recordação! Pois 5 tostões eram uma fortuna ...mas que nos permitia, a partir do molde, fazer outros mil vestidos. Eu tinha muito jeitinho. Ah... a imaginação a trabalhar!

Teresa David disse...

Sempre gostei de trapos giros pelo que também brinquei imenso com a enorme colecção destas bonecas que possuía, mas nenhuma chegou até hoje.

mac disse...

Eu ainda conheci estas bonecas no jardim de infância, e adorava fazer mil e um combinações com os vários vestidos.

por um fio disse...

Ah também me lembro destas bonecas de papel e de ter horas a trocar a roupa delas... :)))

Pois é, este tema teve o mérito de nos fazer recordar as nossas brincadeiras de infância...

Antonio stein disse...

Mas isto são Relíquias.
As meninas do então, eram muito dotadas..,entretinha-se a desenhar e a recortar as bonecas e a vesti-las e que trabalheira para as despir para trocar as vestimentas.

As bonecas de hoje não dão trabalho nenhum,já vêm tatuadas e com os respectivos adereços, meias despidas, sem que haja necessidade de as vestir.., coisas a cores.

Muito Gosto Eu do tempo
A preto Branco.