quarta-feira, janeiro 28, 2009

A propósito da palavra "Brinquedo" e da desilusão...

Rosemary's...
(Foto de S.)

O Apóstrofo

Querer viver passados através dos outros não será de recomendar… Este carrinho de boneca pertenceu-me, mas não foi verdadeiramente meu. O segredo estará provavelmente naquele apóstrofo que liga os objectos, ou os afectos, aos donos de ambos. No meu caso, o brinquedo continuou a ser da minha tia: Aunt Mili’s doll’s pram (logo dois sinais de uma vez...), porque ele não me dizia nada. Forrado com tecido de chita salpicado de pequenas flores, as rodas de ferro pintado faziam barulho no chão de madeira e chiavam em movimento de contorcionista. Como era diferente dos carrinhos de bonecas que eu via nas mãos de outras meninas! Com esses sonhava eu, pareciam-se com os das mães que passeavam os seus bebés, e, na fantasia que eu queria viver, precisava de encontrar semelhanças com a realidade que me envolvia. A minha tia teve a ilusão de que eu poderia repetir a infância dela. Não pude, a minha foi Manuela’s childhood. Por causa do tal apóstrofo. E não só. A ilusão dela transformou-se na minha desilusão. Está agora no Museu do Brinquedo, novamente transformada em ilusão para alguém. Talvez, quem sabe.
M

Outubro de 2004

9 comentários:

Anónimo disse...

M.
As pessoas "crescidas" às vezes não sabem as desilusões e frustações que nos põem em cima dos ombros . . .
bj
mj

bettips disse...

Lembro-me perfeitamente dos dois, do fogão e do berço de filme!!! Das palavras, foi bom recordar. Gentes que olham e escrevem para SEMPRE na nossa memória.
Beijinhos M.

por um fio disse...

São lindas as imagens do carrinho de boneca e do fogão, com ou sem apóstrofo...

As histórias «em redor» são sempre muito ternurentas, com ou sem drama...

Beijinhos

cristal disse...

Adorei tanto as histórias quanto as fotos e deixa que o registe antes que o tempo me voe para outras coisas menos agradáveis mas mais urgentes. Obrigada por partilhares connosco estes pedaços de ti. Bj

vida de vidro disse...

Lembro-me de ter ficado encantada com esta foto e achar o título genial. E o teu texto consegue dar-lhe outros significados, de bigual beleza. Adorei lembrar. **

mena maya disse...

A diferença que faz um apóstrofo!!!

Lindos o texto e a fotografia!
Beijinho

Teresa David disse...

Mas o carrinho é lindo!

jawaa disse...

Já conhecia este carrinho...é lindo!

Beijinho

Justine disse...

Será esse o destino dos objectos - serem fonte de ilusões e desilusões? Porque nos chegam às mãos no tempo certo ou fora de tempo...
Ao menos este, belíssimo,está preservado no museu das tuas recordações.