quinta-feira, maio 20, 2010

"Raízes" por Bettips


6 comentários:

Luisa disse...

Que ligação tens com esta Adega? Onde é?

Anónimo disse...

Foram as raízes aéreas que estragaram a pintura? Houve para alí trepadeiras, não é verdade?
Agrades

Maria Manuel disse...

Humm, aqui há gato... e é maçon... não? ;)

Licínia Quitério disse...

Esta fachada é um compêndio de história. De facto, como diz a Maria Manuel, a rosácea, o olho, o sete, poderia ser...
Raiz de muitas vidas e de muitos copos também, imagino. Até o acento grave na tabèrna é um mimo.
Conta lá, Bettips, conta antes que eu me espalhe mais.

Justine disse...

Como um pergaminho, esta fachada! Com as raízes bem marcadas...

bettips disse...

Tudo o que dizeis vós e eu pensei: é um bêco da Rua das Flores e uma taberna de vinhos e comes e bebes - a foto tem uns poucos de anos, às tantas até já não existe! Da ingenuidade do cartaz e da beleza da raíz do tempo marcada nas paredes e janelas. Nas raízes do Porto antigo, da sua identidade de casas oitocentistas, esta rua "das Flores" era atravessada pelos condenados à forca que desciam da Cadeia da Relação (actual Centro Português de Fotografia) para serem executados na Ribeira (séc. XVIII).
Muitas vezes a percorri eu e a minha avó, a pé, nos anos 50 para ir às compras à Ribeira ou à Rua Escura.
E uma quadra popular:
"Adeus, cidade do Porto
Adeus Rua das Flores
De um lado só tens ourives
Do outro tens mercadores"
(Novos Guias de Portugal "Porto" de Helder Pacheco, Editorial Presença, 1984)