quinta-feira, abril 21, 2011

Da Licínia para nós



Um coelhito com o ovo que terá achado no campo, posto por não sei que galinha descuidada. Uma taça de amêndoas coloridas. Mesas postas para o almoço. Foi este o cenário que encontrei para desejar Boa Páscoa aos diligentes e talentosos convivas deste dicionário das nossas emocionantes quintas-feiras. Beijinhos para todos e um especial para a M., nossa fabulosa e paciente editora.

Licínia

4 comentários:

Maria Manuel disse...

Lícinia, daqui te lanço um desafio (extensivo a todos os amigos do Fotodicionário): o de esclarecer a origem da ligação dos coelhos à tradição da Páscoa... É que não é fácil. A comprová-lo, a dúvida da criança desta história: http://trabalho10c.blogspot.com/2008/03/queridos-alunos-boa-pscoa.html

Beijinhos!

Licínia Quitério disse...

No cerne de muitas histórias que se contam sobre o coelho e sua relação com a Páscoa, creio que está a sua afamada e confirmada fertilidade. É a Páscoa a festividade do renascimento da vida em todo o seu esplendor. É a Primavera, é o despontar de novo ciclo da Natureza, é o triunfo sobre a morte. O coelho é um notável agente de fecundação e por isso, em circunstâncias não muito comprovadas, passou a integrar a festa, a par com os ovos, eles também a génese da nova vida. Não sei se te respondi, Maria Manuel. Fico à espera de mais contributos para esta interessante conversa. Beijinhos.

Justine disse...

É isso mesmo, Licínia, é esse, parece, o começo da relação, e que vem dos confins dos tempos pagãos!
Agora esse teu coelho na foto é de respeito, quase assustador:))))
Boa Páscoa!

Maria Manuel disse...

Olá, Licínia

Obrigada pela explicação. A mistura do cristão e do pagão, ainda por cima submetida ao olhar de uma criança (na história do link), dá uma bela confusão de símbolos, datas e razões, que resulta bastante engraçada. :)

Bjs