quinta-feira, outubro 27, 2011

Agenda para Novembro

Dia 3 - Provérbios Fotografados: «Se o inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho» *
Dia 10 - Reticências com a frase Voltei a ouvi-los a iniciar o texto
Dia 17 - Fotodicionário com a palavra Estação escolhida pela ~pi
Dia 24 - Fotografando as palavras de outros sobre este excerto belíssimo de uma crónica de António Lobo Antunes (Adoro as crónicas dele.)


O cheiro das ondas no instante
em que o ar é mais frio do que a água

«Normalmente é no terceiro minuto a partir do crepúsculo que o ar da praia é mais frio do que a água. Não no segundo nem no quarto: no terceiro e durante onze segundos, o que requer discernimento, atenção e paciência. O melhor é encostarmo-nos à muralha, de queixo na palma, vigiar as gaivotas, dar fé da mudança de cor no horizonte e nisto, mal o terceiro minuto começa, tira-se a palma do queixo para que o ar poise nela e aí está: pega-se no ar da praia, mete-se no bolso e leva-se para casa sem deixar entornar. Tem de utilizar-se logo visto que no dia seguinte, a partir das dez, já o ar aqueceu. Puxa-se com cuidado do bolso e respira-se devagarinho. Quase sempre, então, os pinheiros estremecem e parece existir, nas mulheres da família, uma espécie de vontade de chorar. Não de tristeza, claro: do facto de existir para sempre, dentro delas, um búzio comovido.»

in Segundo Livro de Crónicas, António Lobo Antunes, Publicações Dom Quixote, Outubro de 2002


* NOTA: Se algum de vós tiver um gosto especial em propor um provérbio que nunca tenha aparecido basta que mo faça chegar e eu divulgá-lo-ei no mês seguinte para que possamos “fotografá-lo” no desafio Provérbios Fotografados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom. Se desta vez ainda não resultar (é a quarta) desisto...
Todos os anteriores comentários deram «erro». E vou utilizar um truque...

De António Lobo Antunes, quem gosta, gosta muito. E ao contrário do que ele escreveu («escritos menores, por encomenda...»)as Crónicas são do melhor que há.
Atenção ao Quarto Livro de Crónicas que até vem acompanhado de um CD.
(O meu ainda lá está, à espera, na loja dos CTT...)

Zé-Viajante