quinta-feira, junho 14, 2012

12. Rocha/Desenhamento























Entretenho-me a espreitar pelo buraco da fechadura do quarto da minha avó. Nunca a vejo deitada,sentada ou a fazer renda na cadeira do avô. Depois de muito espreitar, um dia, na penumbra, vi um vulto branco, a avó em camisa de dormir, deslocando-se silenciosamente para o lado do oratório. Ficou a rezar durante muito tempo. Cansei-me e fui brincar. No outro dia, logo de manhã, voltei a espreitar o quarto da avó. Ela não estava na cama mas na mesma posição em que a vira, no oratório, ontem mesmo. Sempre que insisto em espreitar pelo buraco da fechadura o quarto da avó, ela está a rezar, como desde o princípio. Tinham-me dito que ela não vinha para a sala porque estava doente, a descansar, no seu quarto. É assim que a mentira ganha corpo ou imagem. 
Rocha de Sousa

2 comentários:

Luisa disse...

Como já uma vez disse, tenho sempre muita dificuldade em interpretar as tuas fotografias.

bettips disse...

Gratas as sombras que nos espreitam também, nessas memórias que guardamos "antes de ir brincar".