quinta-feira, junho 14, 2012

15. Zambujal



Entretenho-me a espreitar… 
Na passagem do computador para a mesa (“vem jantar!…”), ainda me detenho e me entretenho a espreitar. Pela “janela da gávea”, que fica no curto trajecto, espreito a casa dos vizinhos batida pelo sol do fim da tarde.
Por nada. Para ver se estão, se vieram de fim-de-semana. Estão! As janelas abertas são prova.
Ainda nos não habituámos àquela casa ali, de madeira plantada ao lado da nossa de pedra da serra. Ele há cada gosto, costumamos resmungar… De qualquer modo, se se sentem bem…
Então?!… a tua sopinha arrefece…, és sempre a mesma coisa…”, “… vou já, entretive-me a espreitar…” 
Zambujal
Nota:
Publico a participação do Zambujal fora da ordem alfabética. Do seu primeiro mail, enviado no dia 11 mas para uma outra Manuela que não se queixou de receber em sua casa uma construção de madeira, não tive conhecimento. Só agora recebi de facto uma segunda via.
Aproveito para deixar um aviso: quando eu não reagir aos vossos mails dentro do prazo razoável a que nos habituámos é porque não os recebi, por isso perguntem para se assegurarem do que se passa. Isto já aconteceu uma ou outra vez, e com diferentes pessoas que, estranhando a minha mudez, me questionaram. Nalguns casos, os mails tinham-se desviado do caminho, à semelhança do Capuchinho Vermelho, ou até mesmo perdido.
M

6 comentários:

Licínia Quitério disse...

Tão entretido esteve a espreitar que disparou a foto para uma Manuela que nem sequer tem computador e sabe-se lá se se chama Manuela. Um espreitador corre riscos assim, de se por a meditar sobre o que espreita e esquecer até "a fome ancestral", como diria o Jacinto das Serras.

do Zambujal disse...

O problema é que, na verdade, não sei sequer se se chama Manuela. Será talvez um(a) intruso(a) que me tenha vindo oferecer um empréstimo a juro baixíssimo e passou à frente do endereço da Manuela propriamente dita.
O que eu peço é desculpa, primeiro à Manuela e, depois. aos companheiros por ter - mais uma vez! - desrepeitado as regras... eu, que procuro ser tão disciplinado!
Prometo (tentar) não repetir.

Saudações

do Zambujal disse...

Já agora:
quem muito espreita a casa de outros, algo lhe escapa de casa sua!

Posso patentear?

bettips disse...

Escapa-se o livre gato, entre arvoredo. Nunca se escapará o amor, de que essa pedra é sinal, de tempos e tempos!

M. é uma espécie de "Casa Encantada" na floresta onde matamos o "lobo mau" de solidões.
Bjs e abraços a vós.

Luisa disse...

Como é bom ter uma janela para se ir vendo o que os vizinhos fazem. Não é bisbilhotice é interesse pelos outros...

Justine disse...

E a sopa arrefeceu mesmo...mas a foto ficou bem:-))))))))