quinta-feira, janeiro 03, 2013

2. Benó



                           Trilho

11 comentários:

Anónimo disse...

Trilho talvez, mas a fotografia é
que dfeve condizer com tal verdade,
pelo valor artístico que possa reunir.

Rocha de Sousa

bettips disse...

Pois será, Benó... mas terás de dizer o que é que eu não "pesco" nada deste apetrecho.

jawaa disse...


Se arrastado há-de deixar trilho, com certeza, embora também não identifique este objecto.

Benó disse...

O trilho, este, é uma alfaia agricola que serve para debulhar os cereais na eira,é puxado, normalmente, por uma mula ou um macho e na cadeira vai uma pessoa, com uma vasilha que serve de penico para apanhar os excrementos do animal. Caso contrário os cereais ficariam cag......
Este utensílio, praticamente, em desuso, fotografei-o na Museu da Luz, na nova aldeia com o mesmo nome.
Eu ainda me lembro de ver estes trilhos em ação nas eiras da Vila do Bispo, concelho considerado o celeiro do algarve.
Vejam lá do que eu ainda me lembro!!

Luisa disse...

Muito interessante esta alfaia que desconhecia.

bettips disse...

Mas que bela curiosidade!!!
Adoro a partilha destas coisas, tão simples.
A sabedoria e o conhecimento das coisas passam de fotoemfoto: que boa roda de histórias faríamos a uma lareira!
Obg Benó, bjinho

agrades disse...

Devo ter visto estes trilhos ao vivo, na minha juventude e mais tarde tenho-os visto em museus regionais.

Justine disse...

Também o vi lá, Benó, e achei-o bem interessante, testemunho de um modo de vida que já não há...

Zambujal disse...

Outro TRIlho...
Sempre a aprender, ou a lembrar o aprendido há muito!
ArTRIlhos e ofícios.

Licínia Quitério disse...

Eu conheci, só que sem penico. Pelos teus lados era tudo mais asseado. :))

Western disse...

Trilho ou grade. Tenho um igual, mas sem o banco.