quinta-feira, março 28, 2013

AGENDA PARA ABRIL DE 2013


«A lifetime of happiness! No man alive could bear it; it would be hell on earth.» 
George Bernard Shaw (1856 - 1950)

Dia 4 - Ao jeito de cartilha: Proponho-vos que usemos a sílabaDo” para formar as nossas palavras. Poderá ser colocada no início, no meio ou no fim da palavra que escolhermos. E não se esqueçam da fotografia. O texto que alguns de nós acrescentamos é facultativo.
Dia 11 - Reticências com a frase “É triste” a iniciar o texto. Não esquecer a fotografia. 
Dia 18 - Com as palavras dentro do olhar sobre fotografia de Zambujal. 
Dia 25 - Fotografando as palavras de outros sobre dois excertos deliciosos retirados do livro abaixo indicado e que publico em separado.

Pigmalião, Bernard Shaw, Publicações Europa-América, Edição bilingue, Ilustrações de Feliks Topolski 
Título original: Pygmalion (A Romance in five acts) 
Tradução de Mário César de Abreu

Um dos excertos é um pouco mais longo do que o habitualmente proposto para este desafio mas, já que no meu calendário irlandês de estimação é este escritor a figura escolhida para o mês de abril, pareceu-me interessante lembrar uma das suas obras, talvez a mais conhecida.
Dou preferência ao texto em inglês – tem outro sabor – mas, na eventualidade de nem toda a gente conseguir compreendê-lo no idioma original, junto a tradução.
Num post à parte, para os mais curiosos que queiram entender a razão da tradução para português ter sido feita deste modo, explicada em nota do tradutor, partilho convosco duas fotografias das páginas do livro que a mostram.
Acrescento ainda estes dois links:


2 comentários:

bettips disse...

Ora, fez-me bem, entre a chuva da memória, esta aulinha de Literatura!
Obg, M.

Justine disse...

Manuela,foste de uma pedagogia inexcedível ao fornecer-nos informação interessantíssima não só sobre a peça do BS, como também sobre as suas origens literárias, até à mitologia grega! Relembrei muita coisa que já tinha esquecido, e aprendi imenso.
Cada vez é maior o prazer de participar neste grupo e é uma honra ter-te como "monitora/orientadora":)))
Obrigada