quinta-feira, outubro 03, 2013

8. M.



                   Panela

Não, não ousei levantar o testo da panela - não fosse acontecer-me o mesmo que ao João Ratão da Carochinha - nem sei o que dentro dela borbulhava. Limitei-me a fotografar a sua presença quente à entrada do Restaurante São Leonardo em São Leonardo de Galafura aonde fui levada a almoçar por amigos apaixonados pela Vida. E suponho até que não se terá importado de permanecer na penumbra em fervura lenta depois de, aconchegado o nosso paladar com saboroso cabrito assado em forno de lenha, a termos deixado entregue a si mesma. Ela bem sabia que também nós desejávamos sentir no corpo e na alma a beleza daquela paisagem que Miguel Torga amava.

M


«O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor pintou ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta».

Miguel Torga in “Diário XII"

11 comentários:

jawaa disse...


O cabrito afaga o corpo e a paisagem a alma!

Anónimo disse...

Amigos afagam e são afagados: uma combinação absoluta, quase poética. E Miguel Torga era um ser solitário mas que nos toca a alma, como harpa, com poema e palavra.

Luisa disse...

Sentimos, só ao ler, a beleza do Douro. E o prazer que teria quem calcorreava esses montes de provar a sopa dessa panela.

mena maya disse...

dois poemas:um geológico,o outro culinário.
Como sobremesa o teu texto delicioso:-)

Justine disse...

Panela antiga, fogão de lenha; texto de amizades e de beleza. Tudo tão diferente dos "tachos" que a gente vai vendo por aí...

agrades disse...

PA ra nos fazer água na boca?

Licínia Quitério disse...

E lá fui reler o Diário. Que requinte comer dessa panela nesse lugar.

Benó disse...

Panela com honras de foto. Bonita.

Rocha de Sousa disse...


Talvez seja muita parra para pouca
uva

Rocha de Sousa disse...

Talvez seja muita parra para pouca
uva

Rocha de Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.