quinta-feira, dezembro 01, 2016

2. Benó

















Papas de milho

"As papas de milho foram, nos tempos idos, a comida dos pobres, principalmente nas zonas rurais algarvias. No concelho de Vila do Bispo, considerado o celeiro do Algarve pela produção de milho e trigo, o almoço e o jantar de muita gente, tanto agricultores como pescadores, era um prato de papas que poderiam ser com toucinho, no caldo das caldeiradas (o chamado xarém), no caldo das couves, com conquilhas ou mexilhões e até feitas com leite de ovelha ou de cabra.
Hoje, as papas são consideradas um pitéu, para nós, algarvios, que até as comemos no dia a seguir a serem cozinhadas, cortadas aos cubos e fritas em azeite para acompanhamento de peixe frito, por exemplo. As da foto, papas com conquilhas, foram servidas como entrada num jantar de aniversário do Clube Recreativo da Sagres." 

Benó

3 comentários:

Justine disse...

E aqui estou eu com água a crescer-me na boca...
Um dia destes faço cá em casa, gosto muito de farinha de milho

Isabel disse...

É engraçado, que aqui na Beira Baixa, tanto quanto sei só se fazem doces. Papas de milho, feitas um pouco como o arroz doce. Depois levam canela por cima. São uma delícia e chamamos-lhe "Papas de carolo". Cá em casa costumamos fazê-las, mas já há tempo que não como. É mais no Inverno.

bettips disse...

Mas que preciosidade termos aqui alguma gente representativa deste pequeno e diversificado rectângulo português!!!
Já tinha ouvido falar nas papas de carolo mas nunca comi.
Adoro xarém, a propósito, só não sabia que era a comida dos pobres; o que a gente não sabe e aprende!
Fazem-nos falta pessoas de outras províncias que nos falassem e trouxessem aqui essas mil pequenas coisas da vida e do conhecimento, das tradições e curiosidades...
Abçs para Sagres e Castelo Branco!