>

quinta-feira, janeiro 26, 2017

AGENDA PARA FEVEREIRO DE 2017

Proposta de Zambujal
Dia 2 - Ao jeito de cartilha: Proponho-vos que usemos a sílabaHe” para formar as nossas palavras. A palavra que cada um apresentar tem que conter a sílaba pedida e exprimir a imagem que lhe foi associada com sintonia clara entre ambas. Se houver preferência por um conceito, a regra a aplicar é a mesma, ou seja, ele tem que ser expresso por uma palavra que tenha a sílaba pedida. O texto que alguns de nós acrescentarmos é apenas facultativo e um complemento.
Dia 9 - Reticências com a frase “Então era assim...” a iniciar o texto. Não esquecer a fotografia.
Dia 16- Com as palavras dentro do olhar sobre fotografia de Zambujal.
Dia 23Fotografando as palavras de outros sobre o texto
Os alunos
Dia após dia nega-se às crianças o direito a serem crianças. Os factos, que troçam deste direito, ministram os seus ensinamentos na vida quotidiana. O mundo trata os meninos ricos como se fossem dinheiro, para que se habituem a agir como age o dinheiro. O mundo trata os meninos pobres como se fossem lixo, para que se transformem em lixo. E aos do meio, aos que não são ricos nem pobres, tem-nos atados aos pés do televisor, para que cedo aceitem, como destino, a vida prisioneira. Muita magia e muita sorte têm as crianças que conseguem ser crianças.
Eduardo Galeano, De pernas para o ar, A escola do mundo às avessas, Editorial Caminho – colecção nosso mundo, 2002 (edição original: 1999)