quinta-feira, dezembro 07, 2017

2. Bettips



Lagareta

Desde o tempo pré-romano e depois disso, se cultivavam e pisavam as uvas para fazer vinho. Muitas vezes em pedras côncavas e com utensílios artesanais. Esta é especial porque "não é de museu", ou seja, pertence e está num campo-vinha de um tio duma amiga, lá para os confins dos montes entre o Douro-Tua. Foi curioso, uma manhã em que fomos com ela, pelos laranjais e socalcos, numa camioneta de transporte, de caixa aberta, e ela nos mostrou aquela preciosidade. Tenho encontrado, em exposição, outras lagaretas mas esta é tão rústica que não resisti a mostrá-la.
Bettips

3 comentários:

M. disse...

Palavra que na minha ignorância desconhecia e que me fez ir ao meu amigo dicionário em sua busca. Interessante como o ser humano é inventivo na labuta pela sobrevivência. Seria então um verdadeiro contacto com a Natureza e com a natureza das coisas. A fotografia e a técnica lembraram-me as vinhas que encontrei na ilha do Pico, enquadradas entre pedras negras.

Justine disse...

Lindo! Uma preciosidade! Não quero mentir, mas acho que aqui na Serra d'Aire ainda se encontram algumas lagaretas perdidas aí pelas aldeias...

Mónica disse...

e o que é a lagareta? pois tenho q ir ao google