quinta-feira, dezembro 14, 2017

2. Bettips



Então vamos lá descobrir que história de pasmar tem esta capelinha no meio da vidraria e vidralhada que lhe serve de fundo! Quando a zona da Boavista era considerada como um arrabalde da cidade do Porto, onde os burgueses e mercadores ricos tinham as suas casas de veraneio, um comerciante, António de Almeida Saraiva, mandou construir nesses terrenos uma casa agrícola, de linhas simples, com uma capela de estilo barroco num dos lados. Falamos do séc. XVIII, mais precisamente do ano de 1748. Chamou à quinta “Quinta do Bom Sucesso” e a capela tem o nome de Senhora do Bom Sucesso. A casa da quinta é hoje um restaurante-bar, mantendo-se a capela com abertura em alguns dias de culto. Considerada como património arquitectónico classificado, ficou integrada no arranha-céus de vidro do Shopping Cidade do Porto. Muita controvérsia houve sobre a autorização desta construção do centro comercial... mas ela lá está, de pedra e cal, ou melhor “vidro”. Por acaso, nunca a encontrei aberta, à capela. Mas trabalhava ali tão perto que me lembro dos terrenos agrícolas onde, volta e meia, pastavam vacas. 
Bettips

5 comentários:

Isabel disse...

Estas misturas polémicas acabam por ficar e à falta de outra solução, ser aceites. Habituamo-nos a vê-las assim. Aqui aconteceu com o Parque da Cidade.

M. disse...

Eu até gosto da mistura de arquitecturas, podem ser interessantes, mas neste caso choca-me a desproporção. Talvez in loco seja diferente.

Justine disse...

Se eu não me engano, Betty, é junto do também remodelado Mercado do Bom Sucesso, não é? se sim, tens toda a razão, a capelinha, lindíssima, parece envergonhada por ainda existir no meio das arrogâncias à volta.

Anónimo disse...

Muito bem tirada esta fotografia que ilustra os contrastes das diferentes arquitecturas. Náo tenho nada contra as novas construções, só por si, mas os arquitectos deviam olhar para o que está à volta antes de plantarem mais "um boneco" na paisagem.
Foi bom esta lição de história pois desconhecia por completo esta capela.

Teresa

Mónica disse...

já fomos vizinhas, óooo q saudades!