quarta-feira, janeiro 30, 2019

O DESAFIO DE HOJE

Proposta de Licínia
Dia 31 Fotografando as palavras de outros sobre

«A voz das cigarras enlouqueceria qualquer um, eram elas as donas da ilha e faziam questão de demonstrar o seu poder. Tantas as linguagens que Omid conhecia e aí estava uma a que nunca prestara atenção, a dos habitantes sub-reptícios do terreno. As línguas à sua volta já começavam a ser familiares. Na Turquia convivera com todos, contando as horas uma a uma, no pavor de ser preso. Como todos, negociara a travessia, esperara noites e noites, acachapado entre as sombras escusas de uma margem errada. Como todos, trocara moedas por pedaços de pão e tâmaras, também por documentos. Até as entoações, os sotaques, começava a distinguir, nos farrapos de conversas, nos modos usados para acalmar as crianças que puxavam insistentemente as saias das mães, fartas de atravessar caminhos que as picavam, fartas de acreditar que o sonho mau estava a passar e que a boa sorte as surpreenderia mesmo mesmo ao virar da esquina, ao virar do barco.»
Um Muro no meio do Caminho, de Julieta Monginho, ed. Porto Editora, pág. 165

2 comentários:

Anónimo disse...

De um medo e aridez punjentes no texto, não era fácil encontrar imagens "nossas" que se adaptassem a esta descrição. Imagens "de outros" têmo-las nós muitas, nas notícias, na imprensa. Aspectos da fuga terrível de quem procura fugir da guerra e de quem, entre os senhores mandantes, apenas anseia por viver em PAZ. A casa, a família, os vizinhos, a vida comum.
Ninguém diz que o nosso PPP é um desafio de facilidades, antes o é de imaginação, de critérios, de cultura, de prioridades que cada um tem. Com uma pitada de humor que quantas vezes nos é dado e ameniza "os espinhos": Agrades, com o seu propósito de nos fazer sorrir, nestas margens por onde nos movemos. Parabéns pela oportunidade da imagem, A.!
Abçs a todos
bettips

Licínia Quitério disse...

É um livro admirável de uma pessoa admirável que foi "viver" um verão numa ilha grega com os refugiados que chegavam, chegavam e continuam a chegar.
Talvez eu seja suspeita, mas aconselho vivamente esta leitura.