quinta-feira, setembro 19, 2019

2. Bettips



Há tempos, passei na praia da minha juventude. Onde só as pedras amarelas restam, embora domesticadas por passadiços e gente itinerante que lhe pousa os pertences. O areal já não é imenso, nas dunas e pinhais fizeram ruas, instalaram prédios, cafés, supermercados, "bons-dias"... Há estacionamentos, rotundas, parques de manutenção para os nutridos ou com o frenesim da saúde, pistas para bicicletas, tabuletas "vá por aqui/vá por ali", tudo bem organizado para a vida irrepreensível que se quer ter. A maior parte das casas estão vazias, são feias, cada prédio de sua cor e feitio, sem harmonia, uma selva moderna de betão e vidro. Há fachadas que lembram bichos negros, com varandas-olhos a brilhar no escuro.
Recolho-me ao passado, com um arrepio. Onde estarão aquelas pessoas, que se juntavam ao fim de semana, em nossa casa, no nosso quintal, no campismo que, agora, sei chamar-se de "ecológico"? De alguns soube do desaparecimento, morreram chegado o seu termo de vida. Mas confesso que, da gente nova e dos que eventualmente ainda restam, gostaria de saber o que é feito deles e que lembranças têm desse tempo. E, é claro, saber das fotografias que se tiravam e nunca vi. 
Bettips

6 comentários:

Mónica disse...

subscrevo tudo :D ainda há pouco disse à Margarida: se gostas de algum lugar não digas a ninguém senão transforma-se numa selva mais ou menos como descreves e acabou-se a beleza

M. disse...

Quando passamos pelos lugares que conhecemos de um outro tempo sentimos este misto de familiaridade e de estranheza perante algo que nos pertenceu e continua a pertencer, ainda que de modo diferente.

Anónimo disse...

Que interessante ideia publicar o negativo da fotografia com o grupo antigo da praia.

Não reconheço a praia. Onde é?

Teresa

bettips disse...

Espaço entre a praia de Salgueiros e Madalena, Vila Nova de Gaia.
A ideia do negativo foi-me dada pela M.!!! porque ali estão mesmo caras reconhecíveis de frente, meus pais, amigos e mais eu, em 1962/63. A outra, 2019, tem as mesmas pedras embora de outro ângulo. Todo aquele espaço entre as praias, que agora está todo ocupado ad-hoc eram dunas e pinhais.
Abç Teresa

Anónimo disse...

Há quem ache que nunca devemos revisitar os locais onde um dia fomos felizes
Luisa

Justine disse...

Adorei o negativo! Já gostei menos dos aspectos negativos que apontas e tão reais e desagradáveis são