Páginas

quinta-feira, janeiro 22, 2009

"Aldeia" por Cerejinha

13 comentários:

  1. Aldeia deserta e muito bonita.

    ResponderEliminar
  2. Não é também Alentejo? Tão limpa só pode ser! mas posso estar enganada. Desertas estão quase todas as aldeias do País. Estive numa há 3 anos onde só viviam 4 pessoas!

    ResponderEliminar
  3. Depois de uma aturada busca no meu arquivo fotográfico, revi paisagens lindas, bucólicas, pitorescas, aldeias de pedra, castelos, igrejas, caminhos empedrados, pontes romanas, riachos, ribeiros, hortas ,couves, galinhas, espantalhos, velhas com feixes de lenha às costas, eu sei lá!
    Também encontrei aquela perspectiva "pimba" das nossas aldeias de hoje em dia, quando habitadas pelos seus ocupantes temporários. As aldeias de Agosto, cheias de emigrantes, feiras, espectáculos barulhentos e foguetes... Tenho cá de tudo!

    Até que se me deparou a Nova Aldeia da Luz! A tal que veio substituir a velha aldeia da Luz que ficou submersa e que podem rever na foto da Betipps. Foi esta a minha escolha. Não a foto mais bucólica, a mais bonita mas sim o novo paradigma de aldeia. Aquela mais moderna em que, se pudessem, transformavam as nossas aldeias. E, à semelhança das outras estava deserta...O que me impressionou muito mais porque enquanto as aldeias antigas se encontram desertas de gente mas têm pedras que contam história, árvores, ervas, caminhos, rochas que nos explicam a vida daquela aldeia esta limita-se a estar deserta............

    ResponderEliminar
  4. E parece-me muito asséptica...o passado foi limpo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22/1/09

    Cerejinha:
    Bom relato das aldeias. Só faltou uma: a dos macacos!!!
    A tua foto responde 100% ao mote.
    Agrades

    ResponderEliminar
  6. Ó agrades, estava mesmo mesmo para por uma fotografia de macacos enjaulados, acreditas? às tantas ainda faço um post dessa minha ideia, pouco bucólica e por demais acutilante.
    Estou 100% de acordo com a Cerejinha, pensei exactamente assim: ou era já uma casa das maisons a despontar, ou "já" são vilas, ou foram fotografadas de muito longe e perdiam a beleza, ou havia uns quantos vidrões; e tão, tão tristes. Abraços

    ResponderEliminar
  7. Excelente ideia!A história desta aldeia...

    ResponderEliminar
  8. Não sei... há qualquer coisas de desumano e fantasmagórico neste lugar - especialmente com a igreja redonda ao fundo. Não sei..., falta-lhe espírito??? Mas prontos... desertos onde as pessoas viverão melhor, em suas casinhas a ver televisão...

    ResponderEliminar
  9. Talvez tenham ido todos para o trabalho, no campo ou numa cidade próxima. Faltam é os velhotes nas soleiras das portas. Os meninos, ese estão na escola.

    ResponderEliminar
  10. Uma coisa lhe ficou, a luz que lhe deu o nome!

    Quando as árvores crescerem talvez fique mais compostinha...

    ResponderEliminar
  11. Aldeia porque é Aldeia mas que de Aldeia só lhe resta os verdadeiros aldeões sem alternativa

    Uma Aldeia Descaracterizada sem o mínimo de bom gosto.

    Coisas de um Portugal manietado por gente menor.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo25/1/09

    Uma aldeia "de plástico" para substituir a verdadeira. Estranho


    Teresa Silva

    ResponderEliminar