quinta-feira, dezembro 30, 2021

AGENDA DE DESAFIOS PARA JANEIRO DE 2022

Proposta de Mena

Foi com a palavra "Saudade" que me estreei no PPP, já lá vão 15 anos. Um percurso cheio de amizade, aprendizagem e saudade também. Assim sendo proponho que revisitemos estes desafios, de que gostei especialmente.

(Acrescentei uma pequena explicação para avivar a memória, pois já é um modelo antigo).

Dia   6 –Jogo "Fotodicionário" – com a palavra "Pandemia" 

pede-se uma fotografia que ilustre a palavra, sendo facultativo o acréscimo de um texto.

Dia 13 –Com as palavras dentro do olhar sobre fotografia de Mena

pede-se um texto com as ideias ou sentimentos que a fotografia desperta em cada um de nós.

Dia 20 – Jornal de Parede

pede-se a partilha de novidades ou acontecimentos.

Dia 27 – Fotografando as palavras de outros

pede-se uma fotografia que transmita o nosso sentir sobre este texto, que pode ser ou não acompanhada de um excerto do mesmo.

"Passo para dizer que gosto de pessoas tipo casa. Não temem a luz nem se ausentam quando precisamos delas nos instantes mais frios da vida. Têm portas e janelas que se abrem a partir do exterior e do lado de dentro. Estão fechadas ou abertas. Nunca entreabertas para poderem espreitar através das cortinas ou de frinchas de luz. Surgem do nada apenas para dizer que estão presentes, que sentem, que escutam e abraçam como cobertores que aconchegam. Silenciam-se e ausentam-se quando pedimos para ficarmos mais recolhidos. Porque a amizade também é silêncio, espaço e uma dádiva de tempo.

São pessoas com quem nos sentimos abrigados, livres, aceites... e nunca julgados, muito menos humilhados. A casa tem sempre um coração que pulsa, uma chama que aquece, água fresca que nos lava e alivia".

Texto Inédito de Lília Tavares

(com a sua devida autorização)

O DESAFIO DE HOJE

 Proposta de Licínia

OS BICHOS

Num tempo em que os homens questionam até que ponto a sua natureza é comum à dos outros animais e que relações a eles os ligam ou devem ligar, fui reler Os Bichos, de Miguel Torga. Proponho que o passatempo deste mês seja exactamente dedicado a animais que nos inspirem imagens e palavras ao jeito do bicho que somos.

Licínia

Dia   2 – o cão

Dia   9 – o galo

Dia 16 – o gato

Dia 23 – a ovelha

Dia 30 - o pardal

quarta-feira, dezembro 29, 2021

11. Zambujal

10. Teresa Silva

 Teresa

9. Mónica

Vejo vários cavalos, dois deles brancos, abrandei para ver melhor, um deles com uns olhos de uma cor estranha, um acampamento, uma tenda, uma fogueira, num dia de chuva, parei o carro, abri o vidro do lado direito e perguntei ao cigano se os cavalos eram dele, se eram albinos e se podia tirar uma fotografia ao cavalo, disse-me que sim, perguntou-me se eu percebia de cavalos, disse-lhe que não, apenas tinha ficado surpreendida com os olhos daquele cavalo, perguntei-lhe como se chamava, “Pardal”, perguntou-me se eu sabia o caminho para Évora, respondi-lhe que não sabia, nem sabia onde estava, tinha um GPS e era assim que me orientava, agradeci-lhe a autorização para tirar a fotografia, desejei-lhe boa sorte, fechei o vidro e segui. Acenei-lhe. Que grande tola, disse GPS, surrealista.

Mónica