quarta-feira, maio 05, 2021

7. Mónica

Moro há poucos anos perto do local onde tradicionalmente se comemora o 1º de Maio (não sei porquê a razão da escolha deste lugar de comemoração do 1.º de Maio, se haverá algum simbolismo no lugar) mas só no ano passado tomei consciência disso porque pouco ou nada se altera no movimento da minha rua apesar de estar muito perto do local. Fico sabendo do evento pelas notícias à noite no telejornal depois do acontecimento. No ano passado dadas as antecipadas polémicas sobre os ajuntamentos, as proibições devido à pandemia e as comemorações resolvi ir espreitar o antes. E fotografar. Tipo repórter da evidência. A mim não me enganam com as imagens da televisão, seja qual for a pendente da opinião. Pensei eu. Então lá fui fotografar, tudo alinhado, fitas no chão com a marcação (fazendo um zoom vê-se bem), prometia um daqueles espetáculos sincronizados de abertura dos JO, muito à chinês. Não podia perder aquilo de modo nenhum. Voltei para casa, fui fazer tempo em casa. Distraí-me. Quando lá voltei já estava tudo acabado. Que pena! Ficou a recordação do antes. É assim todos os anos, cheio das minhas intenções está o 1.º de Maio, nunca fui e é aqui mesmo ao lado.

Mónica

4 comentários:

Justine disse...

Gostaria de responder-te sobre a razão de se comemorar o 1º de Maio na Alameda, mas creio que tem apenas a ver com a dimensão do espaço e de ter aquela inclinação, o que permite uma visão abrangente, e não com qualquer simbolismo. Pena não teres assistido o ano passado, aquilo foi quase um ballet - pelo menos assim mostraram as fotografias, n´so não fomos. Este ano se calhar passámos à tua porta...

bettips disse...

Não sei. Mas vivendo perto iria ver. É sempre uma alegria.

Só me lembro que a "Alameda" e a chamada Fonte Luminosa??? é de ajuntamentos de má lembrança, em anos muito recuados.

Anónimo disse...

Ficou uma bonita perspectiva da Alameda com a sua relva.
Nada já tem a ver com o 10 de Maio
Luisa

M. disse...

O aparente silêncio das coisas da vida.