quarta-feira, março 06, 2024

6. M


 

Julgo que nas nossas vidas já todos nos confrontámos com palavras de ordem, seguindo-as ou não, em privado ou publicamente. Nunca participei em qualquer manifestação pública mas penso que, se participasse, gostaria de levar comigo um cartaz com estas palavras de Fernando Pessoa. Encontrei-as em 2016, durante uma visita de grupo à European University of Lisbon, universidade privada instalada no belíssimo palacete do século 17 de uma quinta na zona de Carnide em Lisboa. Estavam escritas nas paredes de uma das salas de aula, entre outras, por cima dos azulejos antigos, e chamaram-me a atenção. Provavelmente dirigidas como incentivo aos professores e alunos, considero-as uma receita eficaz como palavras de ordem a interiorizar, nomeadamente nos momentos de desânimo, sejam eles pessoais ou de grupo.

M

http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3184

https://ecarnide.hypotheses.org/quinta-bom-nome

4 comentários:

Mónica disse...

Compreendo a convicção de quem vai às manifestações mas nunca fui, nenhuma me motivou a viver intensamente o momento

bettips disse...

As manifestações também podem ser convicções íntimas.
As palavras aqui muito assertivas. E já ficamos a saber mais um pouco do lugar e das coisas.

mena maya disse...

Já fui a algumas, a última há 2 anos pela paz na Ucrânia.
Profunda esta reflexão de Pessoa, que desconhecia.
Fiquei com vontade de visitar este palacete, por onde passo muitas vezes quando estou aí.
M. obrigada pelas informações.

Mónica disse...

A propósito do comentário da Mena lembrei-me que fui a uma vigília à noite por Timor, uma manifestação calma e sem agressividade