quinta-feira, setembro 04, 2025

O DESAFIO DE HOJE

Agenda para setembro de 2025

Proposta de Bettips

Em Julho avancei os passos e cogitei em Setembro. Olhei à volta: fora os utensílios da casa e o bric-à-brac, havia livros, quadros, discos, fotografias. Escolhendo livros, encontrei algumas preferências minhas, outras avulso, que poderão caber nas vossas “objectivas” visuais de pensamentos abrangentes. Não é forçoso conhecer, ler ou ter lido os mesmos: farão as vossas escolhas, talvez com palavras e fotografias a propósito, pela sugestão de ideias que vos darão os títulos que vos deixo:

Dia   4 - “O Miniaturista”, Jessie Burton (publ. 2014)

Dia 11 - “Memórias de Adriano”, Marguerite Yourcenar (publ. 1951)

Dia 18 - “Uma noite em Lisboa” – Erich Maria Remarque (publ. 1962)

Dia 25 - “Por quem os sinos dobram” – Ernest Hemingway (publ. 1940)

8. Teresa Silva

  

Não conheço o livro nem a autora, mas também me posso considerar uma miniaturista, neste caso de copos.  E tenho muitos.

Teresa Silva

7. Mónica

  

A propósito do título do livro desta semana sugiro as miniaturas de pessoas da série Friends da Lego. Será que têm alguma coisa a ver com o tema do livro? Depois fui procurar o livro li a sinopse, tem piada o tema. As "minhas" miniaturas podiam encaixar na casa miniatura do livro. Uma questão de escala :). 

Mónica

6. Mena M


Ontem, à procura de uma resposta para a nossa rentrée do pós verão, encontrei este MP3 Player da minha irmã. O Apple iPod Shuffle - 2a geração 1 GB Prateado C - é o menor leitor de música digital do mundo, tem um clip e pode usar-se ao peito, na manga, na lapela ou no cinto.

Mede 4,12x2,73x1,05 cm e pesa 15,6 g.

Mena

quarta-feira, setembro 03, 2025

5. M

  

Tenho fotografias de uma viagem que há muitos anos fiz a Amesterdão, nomeadamente das casas que conhecemos serem representativas da cidade. No entanto, prefiro não as usar neste caso, penso que o íman agarrado à porta do meu frigorífico responde melhor ao desafio de hoje. Por várias razões. Ele é a miniatura de uma casa da cidade holandesa e permite-nos espreitar o seu interior: as salas, os quartos, os móveis, a decoração, os seus moradores. Por outro lado, porque o título do livro é O Miniaturista e conta a história de uma senhora que viveu em Amesterdão no século 17 e recebeu como presente do marido a miniatura da sua casa. E há ainda a coincidência de ambos me terem sido oferecidos. O íman, por quem se lembrou de mim em viagem a essa cidade linda. O livro, prenda da Bettips, que adivinhou que eu também apreciaria esta história magnífica inspirada na Casa de Bonecas de Petronella Oortman.

M

4. Luisa

Não li este livro nem conheço a autora. Podia tentar no Google qualquer informação mas nem isso consigo fazer. O calor das semanas passadas impossibilita-me de fazer o mais pequeno esforço que não seja comer e dormir.

Luisa

3. Justine


 

O livro em questão, passado na Amsterdam do séc. XVII, levou-me num salto até essa cidade especial, que me encantou com a sua beleza e a sua cultura. Não esqueço os passeios nos canais, os campos de túlipas, o Rijksmuseum, e o Museu van Gogh, os parques muito bem cuidados, onde me sentava a ver o trânsito contínuo das bicicletas… e tantas outras surpresas.

Voltarei!

Justine 

2. Bettips


Já não sei quando li o livro, de que gostei muito. Sei é que fiquei fascinada pela história e soube que foi feita uma série da BBC, a que não consegui aceder. Contudo, foram estas miniaturas que procurei incansavelmente no Rijksmuseum em Amsterdam, em 2016. As “Doll’s House of Petronnella Oortman”, c. 1686-1710.

Bettips