quinta-feira, maio 01, 2014

1. Benó



                       Monte 

"Mon" foi a sílaba escolhida para o desafio de hoje e, confesso, que não tive um "flash" tão rápido como desejava pois as palavras que me ocorriam não se coadunavam às fotos do meu arquivo. Creio que, MONTE, além de ser uma bonita foto, é uma imagem real dos nossos campos atuais. Ambos, o monte de terra e o monte habitação, encontram-se atualmente abandonados. O primeiro sem nenhuma sementeira ou rebanho que por lá se passeie e o segundo caindo em ruínas pela ausência dos pastores e de quem cuide das suas paredes. Resta-nos a paisagem sempre bela e sempre diferente em todas as estações do ano. 
Benó

3 comentários:

Luisa disse...

Podes ter razão mas os montes alentejanos estão muito na moda. Quem é "bem" esforça-se por ter um monte mesmo que nada tenha a ver com o Alentejo. A prova, embora não muito forte, é o carro que se vê na tua foto.

bettips disse...

Estão na moda sim, Luísa, mas há muitos ainda, ao abandono: "tiverássemos" nós dinheiro, idade e engenho...
Fico siderada quando passo por coisas maravilhosas, em sítios de eleição, em ruínas. Uma aldeia, totalmente abandonada, comoveu-me, ano passado: Silveira, no barrocal algarvio.

Desculpa, Benó, a conversa por aqui: o teu monte e todos os montes são tão bons e o abandono é fatal, para a terra e as pessoas!
Abçl

Rocha de Sousa disse...


E eu diria mais Monte Zen