quinta-feira, setembro 13, 2012

12. Zambujal



Como num filme… 

… o pormenor fotografado do painel na parede da cela do forte de Peniche aviva a memória e o vivido. 
Como num filme, sofre-se de novo a violência bruta, a violência que, ainda que bem contada em filme (ou em pintura), pouco é quando confrontada com a sofrida ao vivo, com a realidade nos limites do suportável (ou do outro da fronteira, no já insuportável). 
Como num filme, lutamos para que “nunca mais”, mas os tempos são de susto, são da violência camuflada em conferências de imprensa, em horas de antena, em páginas de jornais noticiando medidas aparentemente inocentes e ditas inevitáveis, em catadupas de comentadores encartados e síncronos. 
Como se fosse num filme a fazer, vivem-se tempos de lutar para que o filme não tenha como guião a realidade vivida, e de novo vivida pelos mesmos e pelos que vieram ou venham depois.

Zambujal

4 comentários:

Luisa disse...

Desejo nunca mais ver este filme

Licínia Quitério disse...

Quando a realidade foi um filme muitos anos repetido. Que nunca mais!

Justine disse...

Estes momentos de agora quase parecem um "remake"...

Anónimo disse...

Ao olhar só "o quadro" adivinhei o filme: de terror. E vivido. Caras do antigamente que não enganam, mesmo com as máscaras de agora.
LUTAMOS para que nunca mais "gente como nós" seja tratada - assim ou assado, flagelada na sua liberdade ou roubada no seu ganha pão - por esses esbirros!
Abç da bettips