quarta-feira, dezembro 30, 2020

2. Bettips

Passagem de ano, mais um número. Ainda mal me havia habituado aos dois cisnes navegando ~~~20~~~20~~~.

E é assim, de onda em onda, de fio em fio, que chego a um lago. Este. Parecem mil ao longe mas não, são 700 reproduções dos Guerreiros de terracota de Xian. Os “verdadeiros”, que já foram descobertos pelos arqueólogos, são muitos mais: estima-se que ao todo sejam mais de 8 mil, a maioria ainda no subsolo. A história antiga deles é fácil de encontrar. Vi a exposição itinerante dos Guerreiros de Terracota que há anos esteve no Porto, visto que a probabilidade de ir à China já então era minúscula. Mas a que me interessa hoje, verdadeiramente, é esta exposição ao ar livre: os guerreiros compostos e alinhados no jardim do Bacalhôa Budha Eden, imaginado e criado em resposta à destruição dos budas afegãos de Bamiyan, em Março 2001. Dizem que agora estão pintados de azul, os que não eram destas cores nem de outras, eram apenas cor de terra. Eu gostava deles assim, inteiros e coloridos ao fundo da paisagem. Os que toda a gente pode ver e lembrar.

Bettips

5 comentários:

Mónica disse...

Bonita composição, o primeiro plano e a paisagem de "mil" guerreiros, que daqui me parecem meninas de saias :) para ti continuação de dois mil e vinte um cisnes navegando em belos momentos

Justine disse...

Vi a exposição das réplicas dos Budas de Xian na Cordoaria em Lisboa também há uns anos, e como tu apeteceu-me muito ir à China ver "ao vivo" os que é possível ver.
Não percas a esperança, B., quem sabe um dia...

bettips disse...

Também os vi cá, na Alfândega do Porto. Uma exposição impecável. Fiquei "varada"! A esperança é um fruto fechado à espera da época da maturação...

Anónimo disse...

Lindíssimos guerreiros a tentar viagens agora impossíveis
Luisa

M. disse...

Uma civilização diferente da nossa. Também vi a exposição em Lisboa. Impressionante aquela "disciplina" de lugares mostrada.