quinta-feira, dezembro 24, 2020

6. M.

Gosto de coretos, têm alma de gente, o que não me parece de todo disparatado afirmar, sendo eles lugares onde músicos e orquestras se encontram para tocar para pessoas que gostam de os ouvir. Em séculos passados, havia em Lisboa muitos coretos mas, segundo li, sobreviveram apenas 10, e só 3 são centenários. O do Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido por Jardim da Estrela, é um deles. Foi inaugurado neste espaço amplo em 15 de Outubro de 1936, ao som da banda da GNR, depois de desmontado e retirado da sua primeira morada no Passeio Público, onde estava desde 1884, antes da construção da Avenida da Liberdade. Acho-o lindo, a delicadeza de materiais, a cor verde do ferro forjado, a elegância das escadas, a borboleta no topo, confortam o meu olhar e levam-me a pensar que gostava de ter conhecido de perto o seu arquitecto: José Luís Monteiro, criador de muitas obras belíssimas em Lisboa, com uma vida quase centenária, pois morreu com 93 anos.

M

https://lisboasecreta.co/tres-coretos-centenarios-para-descobrir-em-lisboa/

 

4 comentários:

Mónica disse...

Pensava eu que o conhecia bem, faz parte da minha caminhada trabalho-casa, afinal nunca tinha visto a borboleta! Também gosto de coretos têm um quê de glamour europeu. Assisti aqui a um concerto há uns 4anos, no verão, não há melhor sítio para ouvir musica

bettips disse...

É lindo e elegante. Chama-nos o som da Música.
(e também não vi a borboleta, olhos perdidos nas voltas do ferro forjado...)

Justine disse...

Também tenho uma atracção muito forte por coretos, mesmo sem terem a beleza deste do Jardim da Estrela!
Gosto do rendilhado do ferro, tão leve como se o metal se tivesse transformado em seda...

Licínia Quitério disse...

E eu que nunca tinha reparado na borboleta! Gosto muito destes palcos de música para o povo se enncantar e alegrar. Passou o tempo deles, já não têm músicos, mas ainda fazem sonhar.