quarta-feira, maio 18, 2022

10. Zambujal

 

5 comentários:

Justine disse...

Sempre servida em alguidar de barro e daí comida pelos convivas, poupando os pratos!

bettips disse...

Desta vez não escapas! Venha a explicação culinária do que é esse prato, sff. Ingredientes e tudo. Somos todos de tão perto, este Portugal imenso e pequeno, e como é uma beleza encontrar estas coisas desconhecidas...
Abçs

Anónimo disse...

Desconheço esse prato. Seria gostoso ou era só para matar a fome?
Luisa

Zambujal disse...

Tirei do blog Cozinhar com os anjos (com publicidade e tudo):
Ingredientes:
-400 g de carne de porco limpa (usei lombo)
-400 g de entremeada (usei entrecosto)
-8 dentes de alho
-1 folha de louro
-1 dl de vinho branco
-1 molho de espinafres
-1,5 dl de azeite Virgem
-1/2 broa de milho (usei a do Lidl)
-1 lata grande de feijão-frade (usei feijão preto)
-sal marinho
-pimenta-preta moída na altura
-colorau q.b.
-cominhos q.b.

Cortei a carne em cubos e a entremeada, e temperei com sal marinho, pimenta-preta, 4 dentes de alho picados, o louro, o vinho branco, colorau e cominhos. Envolvi bem e deixei a marinar 6 horas (a receita diz que basta 30 minutos). Escorri a carne da marinada e fritei-a em metade do azeite, deixando alourar em lume brando. Quando estava quase deitei a marinada e deixei sempre cozinhar em lume brando. Entretanto fiz as migas. Numa frigideira coloquei os 4 dentes de alho picados e restante azeite, levei a lume brando, quando o azeite aqueceu (sem nunca deixar alourar os dentes de alho) juntei os espinafres devidamente escolhidos e lavados envolvi muito bem no azeite, adicionei a broa do Lidl [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] esfarelada em bocados, e envolvi. Temperei com sal marinho e pimenta-preta moída na altura. Adicionei o feijão escorrido, e envolvi muito bem, o tempo de harmonizar sabores.

Nota: Se utilizar nabiças ou grelos dê previamente uma fervura antes de juntar ao azeite com os alhos.

Bom proveito (não esquecer o acompanhamento: palhete!)

Anónimo disse...

Ó que caramba! Que trabalheira te dei, Zambujal. Adorei o nome que lhe dão aí, a tua descrição na foto, e acredito na "harmonia de sabores" desses saberes. O Lidl não devia existir no tempo, da tua fotografia eh eh eh!
Muito grata pela tua pertinência e desculpa a minha (im)pertinência. Foi mesmo curiosidade porque nunca tinha ouvido falar desse termo "friginada".
Muitas e santas graças... as que temos!
Abçs para esses arredores de Ourém.
B