quinta-feira, junho 09, 2022

6. M.

 

Fui no passado mês de Maio a uma exposição do Grupo do Risco no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Lindíssima! E porque não conhecia nada sobre este grupo, procurei informação na internet.

«O Grupo do Risco é uma associação sem fins lucrativos, constituída por professores universitários e profissionais de diversos domínios das artes e das ciências e a sua atividade sustenta-se no conjunto dos registos individuais em desenho e fotografia, desenvolvidos pelo grupo em expedições a espaços relevantes do património natural e histórico de Portugal continental e ilhas, e de outros países de influência lusófona.»

«O nome GRUPO DO RISCO é uma homenagem à Casa do Risco, do Real Jardim Botânico da Ajuda, fundada no século XVIII por Domingos Vandelli, onde se formaram e trabalharam os riscadores (ilustradores) de História Natural, antecedentes dos ilustradores científicos de hoje, que acompanharam as viagens de exploração dos territórios do império colonial português, no Brasil e em África, extinguindo-se em 1830, na sequência das invasões francesas.»

https://www.youtube.com/watch?v=dVy_wWJpLGk

M

6 comentários:

bettips disse...

Fascinante descoberta!

Lembro tantas aguarelas ou esquissos que se faziam em viagens de outros tempos. Daí conhecermos o fantástico mundo das plantas, animais e pessoas, desde há séculos. Notável.

Anónimo disse...

Interessantíssimo
Luisa

mena maya disse...

Que interessante! Vou saber mais. Gosto também da foto.

Anónimo disse...

Foto gira. Não conheço este grupo. Vou ver o site pois deve ser muito interessante.

Teresa

Mónica disse...

acho admirável, suprema admiração, por estas pessoas que põe o seu talento em desenho ao serviço da ciência. há desenhos lindos apenas com o objectivo de informar detalhadamente como é uma folha, um animal, uma víscera, etc. a Margarida tem uma amiga que faz desenhos desse género (pássaros?). a fotografia veio acabar com isso.

Justine disse...

Desconhecia o Grupo do Risco, cuja actividade me parece muito importante e válida. Obrigada pelas informações, M.