quarta-feira, junho 19, 2024

3. Licínia


 

João, que se diz ter baptizado Cristo, morreu decapitado, a mando do rei Herodes, a pedido de Salomé que transportou a cabeça numa bandeja. É uma cena bíblica cuja crueza é tratada nesta imagem por Caravaggio, o mestre da luz e sombras. O quadro esteve exposto na Gulbenkian, aquando da exposição de tesouros dos museus de Espanha. Sorte a minha que gosto tanto deste pintor.

Uma curiosidade: Por volta de meados dos anos 30 do século passado, foi representado na fachada do Convento de Mafra, pela companhia Amélia Rey Colaço-Robles Monteiro, o Auto de São João Baptista. A minha Mãe falava muito disso e citava o desempenho da actriz Maria Lalande. Terá sido numa noite de Verão, no tempo em que o ruído nocturno da vila seria mínimo. Não sei a autoria do auto, mas sei que hoje é muito representado no Brasil. 

Licínia

5 comentários:

Licínia Quitério disse...

E por informação da M. fiquei a saber que o Auto é da autoria de Gustavo Matos Sequeira. Obrigada.

Anónimo disse...

Momentos felizes na Arte
Luisa

M. disse...

Uma beleza este quadro de Caravaggio para ilustrar uma história bíblica trágica e cruel. Quanto à representação na fachada do Convento de Mafra, deve ter sido impressionante.

Anónimo disse...

Um dos quadros mais celebres de Caravaggio. Julgo que está na catedral de LaValleta

Teresa

Licínia Quitério disse...

Teresa, em Malta está o quadro da decapitação; o da oferenda em bandeja está na Galeria das Colecções Reais em Madrid. Ambos de Caravaggio, claro.