quarta-feira, abril 16, 2025

1. Agrades

 

 

Em plena Catedral de Santo Domingo de la Calzada, na Rioja, Espanha, moram um galo e uma galinha brancos, num retábulo alto, vivinhos. O facto de lá habitarem é devido a um milagre no julgamento de roubo de um copo de prata atribuído injustamente a um rapaz. O juíz que o condenava estava a almoçar uma galinha e afiançou que se fosse injusta a pena de morte a ave que estava a servir de almoço, cantaria. E a galinha assada cantou e o rapaz foi absolvido.

Esta lenda não é nova para nós, pois em Barcelos a coisa passou-se de uma forma semelhante. O que é bizarro é a vivências dos galináceos na Catedral, não numa capoeira vulgar mas num retábulo todo catita. Dizem que os bichos ali estão desde mil quatrocentos e tal. São substituídos, regularmente, penso que todas as semanas ou todos os meses.

Agrades

8 comentários:

Margarida disse...

Adorei a foto dos galináceos e adorei a história. Não fazia ideia. Maravilha de loft p/ as aves...

M. disse...

Coitados dos galináceos, presos por causa de uma lenda.

Margarida disse...

Ñ fazia ideia da história por detrás do Galo de Barcelos...

Justine disse...

Encantadora essa lenda, e espantoso ela continuar viva, com as galinhas a viverem na catedral para sempre, caso continuem a ser substituídas!

bettips disse...

Muito peso têm as lendas e contares. A graça de se espalharem estes mitos pelos vários lugares!

Mónica disse...

e com isto lembrei-me das galinhas maltratadas num certo aviário, antes à solta na igreja (quem limpa a porcaria que elas fazem?)

Anónimo disse...

Uma lenda que faz rir
Luisa

Anónimo disse...

Uma fotografia muito gira e uma lenda levada a sério. Muito original.
Teresa