Poderá dizer-se que existem vários tipos de eixos: reais, imaginados, de sentido figurado, históricos (lembram-se das Potências do Eixo na Segunda Guerra Mundial?). E outros a descobrir, suponho. Nem todos servindo para lhes saltarmos por cima, como no Jogo Saltar ao Eixo, mas porque de algum modo são eixos à volta dos quais gira parte da nossa existência. Será o caso da maçã da fotografia e o que com ela se relaciona. Podemos imaginar um eixo de rotação que passa pelo seu centro e é perpendicular ao plano definido pelo tampo da mesa. Saltarmos-lhe nós por cima é que não daria bom resultado, talvez só algum gafanhoto leve se aventure na experiência. Mas recordo com prazer as crianças que povoaram em tempos esta paisagem amada e se divertiram a saltar ao eixo à medida dos seus tamanhos e perícia. Por alguma razão Pieter Bruegel, o Velho, deu valor aos jogos populares tradicionais e pintou o quadro Jogos Infantis em 1560. Os trajes usados e o ambiente em que se inspirou eram os da sua época mas o jogo continua a fazer parte de um género de divertimentos que se tem mantido com sucesso ao longo de séculos. Esperemos que não sejam completamente ostracizados pelo uso indiscriminado dos telemóveis…
M
Fotos do quadro de Pieter Bruegel retiradas do link abaixo
https://en.wikipedia.org/wiki/Children%27s_Games_(Bruegel)
https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/axis-powers-in-world-war-ii
3 comentários:
A primeira fotografia é perfeita, adoro. Tão engraçada a representação do salto ao eixo, uma brincadeira antiga, nunca tinha reparado nisto. Grande olho o teu
Uma autêntica lição de história
Luisa
A maçã fez-me lembrar o Paraíso que nos contaram e Newton descobrindo a lei da gravidade. Tudo eixos. O quadro é encantador, atendendo ao tempo em que foi pintado e às brincadeiras de sempre das crianças.
Enviar um comentário