quinta-feira, outubro 02, 2025

O DESAFIO DE HOJE

Proposta de Luisa

A nossa vida é marcada por tempos que não esquecemos facilmente, alguns felizes, outros nem tanto. Assim, lembremos com fotos ou texto alguns desses momentos.

Dia   2 – Em família

Dia   9 – Em férias

Dia 16 – Numa viagem

Dia 23 – Num encontro de amigos ou colegas de trabalho

Dia 30 – Um acontecimento internacional 

9. Teresa Silva


 Teresa Silva

8. Mónica


 

Em família - O livro “o Legado de Nhô Filili” é a história de uma família de Cabo Verde, começa em meados século XIX com Nhô Filili, filho de minhotos, até meados do século XX. Nada por acaso, Nhô Filili existiu, o autor é casado com uma descendente, quase todas as personagens têm nomes de pessoas reais, nomes pouco vulgares, tipo Armando Napoleão (o autor do primeiro dicionário de crioulo-português) que não deixa dúvida de quem se tratam os acontecimentos e as personagens do livro, o que não permite ao autor dizer que a história do livro é ficção e pura coincidência. Parte da família ofendeu-se muito com a caracterização das personagens e o relato dos eventos, há sites e blogues com trocas de pedidos de justificações, desculpas, esclarecimentos, retirada do livro de circulação, reedição, etc. O autor tem um lugar no inferno da família dos descendentes de Nhô Filili. Eu adorei ler o livro (apesar de algumas frases racistas sem contexto), passou-me de raspão, Nhô Filili era irmão do meu trisavô Júlio e não eram filhos mas sim netos de minhotos que foram para Cabo Verde nos primeiros anos do século XIX. Tinha piada se o autor tivesse contado que a avó do Nhô Filili, a minhota Custódia Ricarda Angelina Rodrigues, ao fim de muitos anos de casamento e cinco filhos adultos tenha fugido de casa, apanhado o barco e voltado para a sua terra Viana do Castelo, conforme relata o marido no testamento: sem causa ou motivo me abandonou em idade avançada quando mais dela precisava e levando dinheiro, joias e tudo o que de melhor havia em casa encheu dois baús. Em família não se agrada a todos.

Mónica

7. Mena M


A praia é um maravilhoso cenário para umas horas passadas em família. 

Mena  

6. Margarida

  

Uma imagem vale mais que mil palavras.

Margarida

5. M


 

Tem calma, não queremos entrar nos teus domínios, animal de há milhões de anos! Com essa investida ainda derrubas a sebe do teu território! Não é razão para nos receberes dessa maneira! Estamos aqui apenas para conhecer a tua história e a dos teus vizinhos. Isto foi o que me passou pela cabeça dizer-lhe na ocasião, mas calei-me, sabia lá eu se reagiria com mais violência. E o da segunda fotografia, tão enorme ele era! Nem imagino o que seria para os filhos ter a mãe daquele tamanho. Pelo menos enquanto estivessem em fase de crescimento devia ser assustador se ela se distraísse e pousasse as patas no sítio errado… Ou então, quem sabe, talvez pensassem quando for grande quero ser como a minha mãe. Antes assim, realmente o mais sensato é ter sempre pensamentos positivos e sonhar. Pois foi em 2019 que visitámos em família o Dino Parque Lourinhã, para mostrar às nossas crianças como teria sido o habitat dos dinossauros. São réplicas perfeitas à escala real e bem inseridas na Natureza, mas suponho que, se fossem animais verdadeiros, fugiríamos a sete pés e não seria tão divertido como ver desenhos animados de dinossauros na televisão…

M

quarta-feira, outubro 01, 2025

4. Luisa


 

Foi um momento especial aquele em que vimos pela primeira vez a nossa irmã mais nova. Como não tenho foto desse dia, envio um quadro alusivo.

Luisa