quarta-feira, novembro 19, 2025

5. M

 

 

Em tempos idos, subi de automóvel a belíssima serra de São Macário, a cerca de 10 km de São Pedro do Sul. Uma estrada solitária, longa, sinuosa e relativamente estreita. No cimo, encontrei a capela e gruta de São Macário, onde, conforme a lenda, o eremita se refugiou para expiar o crime cometido acidentalmente contra o seu pai. Agora, ao olhar de novo as fotografias que tirei nesse momento de alturas pedregosas e íngremes, pensei na frase tem-te não caias. Por razões óbvias lá estava o corrimão do século 21 como apoio para os visitantes. A mim deu-me imenso jeito… Quanto ao modo como o eremita se deslocaria naquele meio agreste imagino as dificuldades, mas suponho que certamente teria a força física e anímica necessária para as ultrapassar.

M

https://ondasdaserra.pt/index.php/portugal/item/1653-o-que-visitar-serra-de-sao-macario

6 comentários:

mena maya disse...

Aqui decerto há que tomar bastante atenção para não cair, o que por vezes pode ser difícil de lembrar, quando se fica hipnotizado por toda essa beleza à nossa volta. Um lugar mágico, que fiquei com curiosidade de conhecer. Obrigada por toda a informação, que irei ler com tempo.

Luisa S silva disse...

Sítios lindos mas perigosos

bettips disse...

É realmente uma maravilha, com as tuas palavras/fotos mais as da ligação que nos mandas. Tão perto se esteve numa zona extraordinária. Nem os nomes dos rios e riachos eu conhecia! A foto ilustra bem o cuidado a ter nesse "montanhismo".

Justine disse...

São Macário é de facto um local de grande beleza natural, que prende a nossa visão, o que pode originar um "tem-te não caias" ...mas vale a pena arriscar!

Mónica disse...

Há degraus que já nem se vêem, confundem-se no tempo. "A insustentável importância de andar". Aqui chove sem parar e andar é como subir essas escadas, um passo de cada vez e com todo o foco onde se poisa, não vá escorregar.

Anónimo disse...

Bonitas fotografias. Não conheço o local. Embora muito útil, o corrimão estraga a paisagem. Ao menos podiam ter posto um mais escuro, para não ser tão grande o contraste.
Teresa