quinta-feira, novembro 08, 2018

5. Licínia


Quando eu era pequena, a minha Mãe, que viveu a juventude no Alentejo, falava-me do canto dos homens quando voltavam da ceifa a ecoar pelas ruas da vila. A minha Mãe cantava muito bem e imitava os tais cantares que me eram desconhecidos. Hoje, o cante alentejano corre mundo e encanta. Sempre que o oiço ao vivo, comovo-me, mas ainda não percebi se é por saber da dor e luta que atravessa estas vozes, se de me lembrar da voz bem timbrada da minha Mãe quando as imitava, para delas me dar notícia ou para matar saudades dos sons da sua juventude.

Licínia

(Grupo “Os Ceifeiros de Cuba” a actuar na Festa do Avante deste ano.)

6 comentários:

Isabel disse...

Meu Deus, como gosto de ouvir o cante alentejano! ADORO!

Anónimo disse...

Também aprecio imenso o cante alentejano (Luisa)

Mónica disse...

é pelos dois motivos. e ainda bem, é um privilegio deixarmo-nos (o blogger diz q está mal escrito.. ajudem-me!) arrepiar pelas coisa bonitas

Anónimo disse...

É pena a fotografia não ter som, para ser perfeita.

Teresa

M. disse...

Vozes que nos tocam sempre que as ouvimos. Gosto muito.

Justine disse...

É sempre comovente ouvir o cante, e tu tens ainda mais uma razão de peso!