Pormenor da estátua “A Dor” de Francisco Franco (1885 – 1955) que está no Jardim das Caldas da Rainha. Com ela quis representar apenas, porque impossível conseguir abarcar a sua totalidade, uma parcela da guerra. É a dor física e a dor de alma de quem sofre na pele a barbaridade das guerras, e a dor mental dos que estão longe da política e dos seus interesses e nada podem fazer para impedir esta loucura da humanidade. Tenho fotografias desta estátua tiradas de vários ângulos, mas preferi este, mais recatado, porque a dor é a maior parte das vezes solitária e silenciosa. Fecha-se às palavras e só a expressão dos rostos e os gestos a mostram.
Linda imagem de Francisco Franco, escultor madeirense. Ele e o irmão, o José Franco, têm aqui na Madeira um museu só com obras executadas por eles. Retrata bem a dor de um povo.
A dor imensa que eles e nós sentimos por esta guerra brutal. A estátua é linda e, como alguém diz mais acima, leva-nos a uma oração por todos os que tanto sofrem.
Isto de chegar tarde aos comentários já não nos deixam dizer seja o que for sem nos estarmos a repetir, embora neste caso, tudo o que se disser, seja pouco!!! Gosto da foto e da ideia... Bjs M. mj
13 comentários:
Pormenor da estátua “A Dor” de Francisco Franco (1885 – 1955) que está no Jardim das Caldas da Rainha.
Com ela quis representar apenas, porque impossível conseguir abarcar a sua totalidade, uma parcela da guerra. É a dor física e a dor de alma de quem sofre na pele a barbaridade das guerras, e a dor mental dos que estão longe da política e dos seus interesses e nada podem fazer para impedir esta loucura da humanidade. Tenho fotografias desta estátua tiradas de vários ângulos, mas preferi este, mais recatado, porque a dor é a maior parte das vezes solitária e silenciosa. Fecha-se às palavras e só a expressão dos rostos e os gestos a mostram.
Para além da dor também me lembra uma oração.
E muitas são necessárias. Para quem crê e não só.
A dor de perder alguém, ou será que é vergonha por ser cumplice numa guerra motivada pelo dinheiro?
Imagem perfeita da dor que não pode ser manifestada por palavras, de tal modo excessiva é.
Lavaremos os olhos e levantaremos a cara, uma vez mais.
Havemos de.
(Imagem tão íntima do vazio impotente que sentimos, tantas vezes...)
Olá Manuela
Linda imagem de Francisco Franco, escultor madeirense.
Ele e o irmão, o José Franco, têm aqui na Madeira um museu só com obras executadas por eles.
Retrata bem a dor de um povo.
Abraço
A dor imensa que eles e nós sentimos por esta guerra brutal. A estátua é linda e, como alguém diz mais acima, leva-nos a uma oração por todos os que tanto sofrem.
Mal vi a foto, pensei em vergonha! Pq tb o é, a situação no Iraque. E vem da altura do bigodes...
Além da dor olhando a foto sinto na imagem o tapar do rosto de vergonha perante os desatinos dos homens.
Isto de chegar tarde aos comentários já não nos deixam dizer seja o que for sem nos estarmos a repetir, embora neste caso, tudo o que se disser, seja pouco!!!
Gosto da foto e da ideia...
Bjs M.
mj
Dor, vergonha, oração, tudo pode ser encontrado nesta magnífica escultura.
Foi uma ideia magnífica para este difícil tema
Teresa Silva
Fabulosa a imagem escolhida para este tema. Excelente fotografia. Parab�ns. **
Boa escolha e linda foto para a palavra em causa!
Enviar um comentário