quinta-feira, setembro 15, 2011

12. ~pi



.. em férias abrem-se os barcos em curtos movimentos de balanço dormente. Pela Foz do Sabor há um texto cujas letras são as primeiras folhas deste Outono tão cedo anunciado - dançando em voos luminosos de fim de tarde, dançando e por fim arredondam-se mais ao parar quando o sol mergulha e espreita a sorrir pró outro lado.

... em férias somos como os outros, quando vamos partindo nas mãos cheias, espantam-nos por vezes as linhas rectas previsíveis, armam-nos ciladas de dias contados - e tudo anoitece de repente, em noites sem estrelas, as mãos febris procuram o denso cortinado de nuvens que as tapam, nessas noites ouço ainda a ladainha de sons indecifráveis da minha avó a rezar.

... em férias lembro-me de fazer na infância longos escritos que resumiam tudo a palavras que eram também barcos, as palavras, oscilando abertas ao imaginário das águas todas que podiam ser mares, fontes em fio ou rios de foz definida ou não, por vezes secavam as águas e eram de pó e eram férias na mesma e também e solidão os lugares ausentes da água.

... uma vez nas férias perdi o meu pai e depois perdi-o pela segunda vez, fazia anos no dia 15 de Setembro e o meu pai tinha ido ao céu levar a sua melhor melancia - que era a minha prenda mais amada, a grande melancia do quintal, sempre achei que tinha ido de barco, num barco assim leve, a voar sobre as águas calmíssimas do fim do Verão... aí sentei-me no muro do quintal para sempre e para sempre foram assim férias - à espera de ver romper um rio, um barco pequeno e uma melancia imensamente vermelha dos lados de Espanha, ali onde o meu pai era o homem que vigiava o contrabando do tabaco, do café e das bonecas espanholas mal-amadas.

~pi

5 comentários:

Justine disse...

Uma viagem às memórias...

Luisa disse...

Que bonito texto e fotografia.

Vê-se que não precisas estarem férias para fazeres poesia

zambujal disse...

Férias também são escrever e recordar, ou recordar e escrever.

mena maya disse...

em férias também se embalam as memórias ao sabor das ondas mansas...

~pi disse...

sim, memórias... um tanto longas, memórias -