Proposta
de Zambujal
Dia
2 - Ao
jeito de cartilha: Proponho-vos
que usemos a sílaba “He”
para formar as nossas palavras.
A palavra que cada um apresentar tem que conter a sílaba pedida e
exprimir a imagem que lhe foi associada com sintonia clara entre
ambas. Se houver preferência por um conceito, a regra a aplicar é a
mesma, ou seja, ele tem que ser expresso por uma palavra que tenha a
sílaba pedida. O texto que alguns de nós acrescentarmos é apenas
facultativo e um complemento.
Dia
9 - Reticências
com
a frase “Então
era assim...”
a iniciar o texto. Não esquecer a fotografia.
Dia
16-
Com
as palavras dentro do olhar sobre
fotografia de Zambujal.
Dia
23
– Fotografando
as palavras de outros sobre
o texto
Os
alunos
Dia
após dia nega-se às crianças o direito a serem crianças. Os
factos, que troçam deste direito, ministram os seus ensinamentos na
vida quotidiana. O mundo trata os meninos ricos como se fossem
dinheiro, para que se habituem a agir como age o dinheiro. O mundo
trata os meninos pobres como se fossem lixo, para que se transformem
em lixo. E aos do meio, aos que não são ricos nem pobres, tem-nos
atados aos pés do televisor, para que cedo aceitem, como destino, a
vida prisioneira. Muita magia e muita sorte têm as crianças que
conseguem ser crianças.
Eduardo
Galeano, De
pernas para o ar, A escola do mundo às avessas, Editorial
Caminho – colecção nosso mundo, 2002 (edição original: 1999)
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