quinta-feira, fevereiro 23, 2017

O DESAFIO DE HOJE

Proposta de Zambujal
Dia 23Fotografando as palavras de outros sobre o texto

Os alunos
Dia após dia nega-se às crianças o direito a serem crianças. Os factos, que troçam deste direito, ministram os seus ensinamentos na vida quotidiana. O mundo trata os meninos ricos como se fossem dinheiro, para que se habituem a agir como age o dinheiro. O mundo trata os meninos pobres como se fossem lixo, para que se transformem em lixo. E aos do meio, aos que não são ricos nem pobres, tem-nos atados aos pés do televisor, para que cedo aceitem, como destino, a vida prisioneira. Muita magia e muita sorte têm as crianças que conseguem ser crianças.

Eduardo Galeano, De pernas para o ar, A escola do mundo às avessas, Editorial Caminho – colecção nosso mundo, 2002 (edição original: 1999)

1 comentário:

Zambujal disse...

Face à receptividade às minhas propostas, a que não terei devidamente correspondido com comentários oportunos, venho - agora e em balanço - dizer do gosto que me dá integrar este grupo e agradecer o modo como TODAS e TODOS aceitaram os desafios por mim propostos, valorizando-os e tornando-os merecedores de respostas tão interessantes e válidas.
Obrigado

Zamujal