quinta-feira, novembro 23, 2017

7. M.



Quando um dia vi esta miniatura numa loja comprei-a porque me lembrou o rapaz leiteiro que subia a pé as velhas escadas de madeira do prédio onde eu morava com a minha família, num bairro de Lisboa. Era então no patamar do nosso 3º andar que ele vertia várias vezes o leite da leiteira de alumínio para dentro das medidas, e depois para o nosso fervedor, até completar a quantidade pedida, tão hábil o seu gesto que nem uma pinga de leite caía no chão. Ainda oiço o barulho das medidas e da corrente que as segurava! 
M

3 comentários:

bettips disse...

Preciosas lembranças, por minha casa era "a leiteira"! E o leite era tão bonito de ver, branco grosso, de sólido, a nata, espuma...
Mas, claro, "não vale a pena chorar pelo leite derramado", diriam em british.
A foto e a descrição saborosas.

M. disse...

... E lembro-me que a minha Mãe punha a nata numa taça, depois do leite fervido, e batia-a à mão para fazer manteiga. Era deliciosa! Sim, o leite era grosso, espumoso, tinha personalidade.

Justine disse...

Tu e os teus belos objectos com histórias, com História, com alma dentro