quinta-feira, dezembro 21, 2017

7. M.

Mal olhei para esta fotografia, lembrei-me de Dom Quixote e Sancho Pança do livro de Cervantes. Provavelmente, ao associar estes homens aos outros dois, fujo bastante à descrição que o escritor faz dos seus heróis mas assim os fantasiei, talvez porque, quando leio um livro, construo a minha imagem dos ambientes e personagens, por muito pormenorizada que seja a descrição. Penso ser essa a razão de, salvo raríssimas excepções, evitar ver filmes baseados em livros de que gostei muito. É como se me roubassem o pensamento e a vida que intimamente partilhei com as personagens que conheci num determinado contexto e que se tornaram reais para mim. Bem sei que no caso dos realizadores é também a sua interpretação que nos é oferecida, e que costumo apreciar, mas há momentos em que não desejo conhecê-la, talvez porque interfere com o que vivi num ambiente que me pertenceu, e a que pertenci.
M

2 comentários:

Isabel disse...

Engraçado, que para mim é precisamente o contrário: é raro ler um livro sobre algum filme que já vi, porque não consigo fugir das imagens do filme. Por outro lado, depois de ler um livro, cujas personagens e espaços imaginei, gosto de ver o filme, e às vezes fico surpreendida (porque é exactamente como imaginei) ou também desiludida, com o filme, (porque não é nada como eu pensava). Fiquei poucas vezes desiludida.
Assim de repente lembro-me de "África minha", um filme que adorei e depois tentei ler o livro, mas acho que não o acabei (já não tenho a certeza).O filme vi-o várias vezes e hei-de voltar (tenho-o em vídeo)

Beijinhos e boas festas:)

Mónica disse...

tem piada! fico sempre com medo de ver os filmes dos livros precisamente pq imagino as personagens e n quero desmanchar a imagem q criei :D
olha, o filme "amor em tempos de cólera" que adorei o livro (um dos meus livros favoritos), é a cópia fiel, fidelíssima, do livro e por isso não gostei, o realizador seguiu tudo à risca, foi ausente. não gostei. mas devia ter gostado, não era??
o nosso cérebro às vezes prega-nos partidas