quinta-feira, dezembro 14, 2017

10. Zambujal

Então vamos lá a iniciar o texto:
era uma vez uma escola, e com ela vieram lombas e sinais para moderar o trânsito e avisar que por ali havia crianças a correrem de mãos dadas. Estão lá as lombas e o sinal que proibe velocidades a mais de 30; o das crianças a correrem de mãos dadas foi-se embora, foi com as crianças, isto é, com a vida e o futuro da aldeia. Mas – atenção – a história não fica por aqui… pelas reticências finais deste texto.

Ah!, e não esqueci a fotografia:





Zambujal

5 comentários:

Isabel disse...

É uma pena, esta desertificação das aldeias, até a esse nível.
A escola está muito bem conservada (pelo menos parece). Não é usada para nada, actualmente?

M. disse...

Estas escolas eram tão bonitas, familiares, uma espécie de quarto exterior como prolongamento das casas das crianças.

Justine disse...

A escola é um encanto, e em breve ganhará nova vida...

Anónimo disse...

Esta já foi modificada, já não corresponde à arquitectura do estado novo ou então é mais recente. Espero que o espaço seja aproveitado para outros fins, uma vez que já não há crianças para para o habitarem.

Teresa

Mónica disse...

escola do "Plano dos Centenários" não sei identificar a região mas sei que cada região (província como se dizia) tinha o seu "estilo" de acordo com o clima e os materiais. esta era do modelo 2 salas, rapazes de um lado e raparigas do outro. por trás teria um coberto e as casas de banho (latrinas com as famosas sanitas turcas?) tenho 2 livros do ministério da educação que falam destas escolas. uma história p contar como os arranjei :DDDDD sou fã deste assunto