quinta-feira, julho 30, 2020

9. Mónica



Quando eu voltar a Catumbela irei à procura deste sobrado que me encantou quando lá estive em 2013, estará como na fotografia ou provavelmente mais carente de manutenção. Lancei o desafio a um amigo que está em Catumbela para o comprar, restaurar e transformá-lo num espaço que deixasse à vista o interesse histórico/arquitetónico do sobrado. Sonhos que se partilham entre amigos, claro, uma antecipação da procura do mercado imobiliário de edifícios “com história”, que não existe em Angola. Estas construções antigas ocupam a parte do meu cérebro que quer saber mais da história e da construção e preservá-la, e a parte do meu cérebro que sabe que não é sustentável dar outro destino ao sobrado. Porque é que haveria de pôr as famílias e os seus tarecos dali para fora e transformar aquilo num museu ou na sede de uma empresa ou num hotel de charme ou qualquer outra coisa que esteja na moda em Angola? A reabilitação deveria respeitar os materiais e métodos de construção da época ou seria com os novos materiais e técnicas muito mais resistentes? O sobrado transformou-se na habitação de muitas famílias, seguiu o percurso da história, porque haveria de impingir ao sobrado o meu “ interesse” histórico/arquitetónico?
Mónica

7 comentários:

Licínia Quitério disse...

E logo me fizeste lembrar "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre. Histórias paralelas, do tempo da colonização dos brancos, nestes casos portugueses, em continentes diferentes.

Anónimo disse...

Muito interessante a história de Catumbela que desconhecia. E também o termo "sobrado". Bonito
Luisa

Anónimo disse...

Muito interessante esta troca de informações e paisagens. Desconhecia também. Pena é que "a moda" está para ricos, para charme... lá ou aqui.

B

Anónimo disse...

Se este sobrado for no Largo da Esperança... talvez se tenha conservado.
B

M. disse...

Muito belo este sobrado. E muito interessantes os artigos dos links.

Justine disse...

É assim por toda a África que conheço, os edifícios ou vão morrendo de abandono, ou são usados à maneira local. São os de lá que terão de decidir qual o destino do que lhes deixámos...

Mónica disse...

sobrado que dizer piso elevado, a seguir ao "térreo", normalmente sinonimo de alguma riqueza, levantar a casa do chão requer alguma arte/engenho e dinheiro :)