quinta-feira, janeiro 27, 2022

5. Luisa

"Surgem do nada apenas para dizer que estão presentes..."

Luisa

13 comentários:

Licínia Quitério disse...

Presentes e fortes par nos abrigarem. Bela casa.

Anónimo disse...

Uma casa que nasceu sob o signo da desventura, onde os meus antepassados tentaram ser felizes, onde eu brinquei no desconhecimento dessas tristezas mas que agora encontrei em ruínas. Quinta do Brandão, em Alenquer.
Luisa

bettips disse...

Tão bela e tão triste, Luísa. Como uma amiga perdida.

M. disse...

Linda, Luisa. Pelo que acima contas, imagino como a sentes de maneira tão especial.

Justine disse...

Uma casa com alma, com dores e alegrias também, certamente...

mena maya disse...

Lindíssima, Luisa, decerto com muitas histórias para contar.
Uma tristeza quando se tornam ruínas.

Mónica disse...

Bonita casa, apetece entrar. Sou curiosa de ver como são os modos de vida em função dos compartimentos

Anónimo disse...

Mónica, os modos de vida foram -se alterando, conforme o dinheiro entrava ou saía. Primeiro simplicidade, depois fausto e por fim ruina. Mas ainda conheci o grande salão das recepcões, a sala dos leques, o quarto do bispo.

Luisa

Mónica disse...

parece um conto de fadas, a sala dos leques seria a sala da senhoras depois do jantar, os homens íam para a sala de fumo e as mulheres para a sala dos leques? já estou a inventar
a princesa Luísa.

Anónimo disse...

Mónica

No meu tempo, a sala dos leques era simplesmente a sala dos leques. Não sei se antigamente as senhoras iam para lá à espera que os homens descessem da sala de jantar, que era no primeiro andar. No meu tempo já não se jantava aí mas numa sala mais pequena, perto da cozinha. Não vivi todas essas ocasiões. O conto de fadas estava a acabar. Tenho alguns relatos da minha Mãe que assistiu a muitas festas, a principal das quais foi a do baptizado do filho mais velho dos donos da casa, o Manuel, que durou 3 dias.

Mónica disse...

gostava de ver a sala dos leques, até podia ser apenas um detalhe de decoração, o papel de parede com leques, não há fotografias?

Anónimo disse...

Mónica

A sala dos leques era assim chamada porque tinha um vitrine com uma colecção de leques. Infelizmente não tenho qualquer fotografia do interior da casa.

Mónica disse...

Obrigada Luísa.