O meu tema: “Andando e Vendo”
Louça preta de Bisalhães
O dia acabou com a visita à exposição dos barros pretos de Bisalhães, cozidos em fornos talhados na terra, em atmosfera de pouco oxigénio e muito carbono, daí a cor final das peças. Persistem na zona apenas cinco oleiros, que defendem a sobrevivência desta arte e do uso de primitivos processos de fabrico. A Louça Preta de Bisalhães foi incluída pela Unesco na lista do Património Cultural que Necessita de Salvaguarda Urgente. Merece-o!
Justine
4 comentários:
É linda essa loiça mas poucos a comprarão. É que porão logo a dúvida "pode ir ao micro-ondas ?"
Luisa
Uma louça muito bela.
É muito bonita, elegante. Parava-se na estrada para comprar. E cheguei a fazer arroz de forno num desses alguidares que parecem amolgados... Não sabia era dessa notícia da Unesco. Acho bem, e incluir a louça Bordalo, já agora.
(a Luísa tem uma piada bem acutilante e certeira!)
da Bila? no S. Pedro há a feira na rua direita e vêm os vendedores do barro de Bisalhães, é da tradição alguém começa o jogo de atirar uma peça de barro uns aos outros e quem o deixar cair, compra outra e recomeça o jogo. não sei se ainda é assim. há um famoso arroz feito no barro, uma travessa com um feitio estranho, todas as casas têm essa travessa para o arroz, que também serve de enfeite na cozinha. daí a ser património da Humanidade... não é o único sitio de Portugal que produz o barro preto.
Enviar um comentário